Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Santo André e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Audiências Públicas
1ª reunião ordinária da CIPA
Data Publicação: 22/03/2013   Data Audiência: 22/03/2013 às 10:00:00

Local: Reunião Ordinária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Categoria: CIPA

Descrição:
Aos 22 dias do mês de março do ano de 2013 foi realizada Reunião Ordinária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), nas dependências do Auditório da Câmara Municipal de Santo André, localizado no Paço Municipal, Centro, Santo André. Esta reunião teve início as 10:00h, logo após o encerramento da cerimônia de posse desta CIPA com as presenças dos cipeiros: Presidente Antonio Carlo Bonaite; vice-presidente Sidney Aparecido Soares; Secretária Maria Paula Rizzo; membros eleitos: Karin Freski, Rafael Antonio Teixeira das Neves, Sonizete Ribeiro de Oliveira; membros suplentes: Roseane S. Improta; Magali Almeida Alves de Godoy, e membros indicados pela administração: Cibele Póvoa Lupis, José Francisco dos Santos Filho, Marcelino Leandro de Souza, Paulo Neri Oliveira, Leandra Aparecida Alves, Sidney O. Carreira e Silvia Bense Ribeiro. Também participaram da reunião os técnicos de segurança: Luiz Roberto Louvison, Hugo (estagiário), Edivaldo, Donizete, Vanessa; e Fátima, a diretora do Sindserv. O cipeiro Vandeilton Alves Barbosa não estava presente à reunião. Inicialmente Maria Paula leu a ata da reunião extraordinária realizada em 18/03/13 e logo após alguns presentes fizeram alguns comentários, que foram anotados para posterior errata: Janaina Araujo Silva comenta ser esta a grafia correta de seu nome; Paulo Neri Oliveira idem (este, sem o “de”); Luiz Roberto Louvison – técnico de segurança do trabalho, estava presente, mas seu nome não consta nos registros; Paulo Neri fez observação sobre funcionários que ele observa através do monitoramento de câmeras (seu local de trabalho), mas tal observação não consta dos registros. Sobre isso, Bonaite comentou que: ao observarmos procedimentos errôneos, não se deve delatar, mas alertar o departamento responsável que os procedimentos não estão sendo seguidos; o que queremos é ter um local de trabalho seguro, não sermos “dedo-duro”; se queremos que funcionários respeitem a CIPA, também temos que respeitar. Fátima fez comentários sobre o assunto e diz que acha que é papel da CIPA também cobrar o treinamento sistemático dos funcionários. Karin comenta que, para ela, utilizar o termo “treinar” é referência a “treinamento de animais” e substituiria o termo por “educação permanente”. Chiquinho completa com a frese: “enquanto eu tiver medo, cumprirei minhas obrigações sem pensar”. Sem mais assuntos gerais a serem tratados, Bonaite coloca a pauta do dia em questão: o calendário ordinário. Explica que tudo que fizemos foi o que combinamos ao término do curso; que não estamos brincando; que não pediu para ser convidado à CIPA, mas já que foi, está aqui para trabalhar; que a reunião de trabalho de 15/03/2013 foi registrada por Maria Paula e enviada cópia aos quatro participantes (Bonaite, Rafael, Maria Paula e Sidnei) apenas; que não foi disponibilizada antes e aos outros cipeiros por sua própria orientação à Maria Paula; que quem quiser cópia da ata, pode solicitar à citada secretária; que essas reuniões de trabalho sempre vão ocorrer e que chamará essa equipe uma semana antes das nossas reuniões ordinárias. Esclarecido isso, Bonaite explicou o calendário: escolheu as datas seguindo o critério de toda última quarta-feira de cada mês, com exceção de dezembro; colocou a proposta e, qualquer divergência com relação às datas apresentadas, devemos nos manifestar agora. O horário será sempre às 9:00h. A semana da SIPAT foi escolhida na data em questão, pois na semana seguinte desta será a semana do servidor público. Em ano eleitoral vamos antecipar a SIPAT para junho (esta informação, como lembra Sidnei Soares, fica como indicativo, uma vez que nosso mandato é de um ano). O calendário CIPA 2013-2014 fica como segue:
DATA HORA LOCAL
24/04/2013 09:00 Guarda Municipal
29/05/2013 09:00 SOSP Educação
26/06/2013 09:00 Hospital Municipal
31/07/2013 09:00 Centro de Formação
28/08/2013 09:00 SOSP Mario de Toledo
25/09/2013 09:00 Garagem Las Vegas
30/10/2013 09:00 DST
22 a 26/10/2013 SIPAT a definir
27/11/2013 09:00 Saúde
18/12/2013 09:00 Cultura - Casa da Palavra
29/01/2014 09:00 SIM Pque Andreense
26/02/2014 09:00 Paranapiacaba
26/03/2014 09:00 Paço - Executivo
Cibele lembrou que há necessidade de agendamento prévio no Centro de Formação de Professores e Maria Paula lhe explicou que o local fora escolhido por podermos agregar as coordenadoras em nosso encontro, abrangendo mais pessoas ligadas à Educação. Karin comenta que também precisa marcar o anfiteatro no Hospital Municipal com antecedência. Bonaite completa que estamos descentralizando as reuniões para irmos de encontro ao servidores; lembrou que estenderemos o convite de cada reunião ao secretário da área e que a equipe de segurança do trabalho fará um levantamento dos acidentes que ocorrem na área para serem apresentados nas reuniões. Assim, em cada local, focaremos a problemática de cada setor especificamente. Assim que o calendário for formatado, cada um de nós – cipeiros – ficará responsável por apresentá-lo à sua chefia. Bonaite disse que haverá micro-ônibus saindo do Paço, com ponto de encontro às 8h00 no prédio executivo, na recepção da PSA e o cipeiro que não for utilizar esse serviço, deverá avisar à secretária previamente. Na reunião de abril devemos vir com questionário de sua área pronto, mais mapa de risco. Donizete comenta que foi elaborado o mapa de rota de fuga no prédio do executivo, e que pode ser disponibilizado e acrescido o mapa de risco neste, o que ele vai providenciar. Rafael lembrou que fez um convite aos brigadistas de incêndio a participarem dos encontros e também que os cipeiros poderiam participar das reuniões dos brigadistas e lá convidá-los a participarem de nossas reuniões. Rafael também coloca a necessidade de colocarmos essa questão aos professores e alunos, colocando isso como uma necessidade. Relembra o comentário sobre o “medo” feito por Chiquinho e completa que “Esse deslocamento do medo, após conhecido, se transforma em razão e ação; que a transformação do pensamento é algo fácil de se conseguir com as crianças”. Donizete completa que alunos orientados por professores vão aprender e seguir orientações da brigada de incêndio corretamente e que é muito importante para os alunos compreenderem esse nível de reação. Magali sugere que no SESI há guarda-vidas mirim. Sidnei reforça a necessidade de proteção nas escolas e Bonaite sugere para deixarmos para discutir isso em nossa reunião de abril, na Guarda Municipal. Cibele complementa a informação dizendo que já está em andamento negociação entre a Guarda Municipal e os 10 (dez) CESAS. Porém, a Educação possui 101 (cento e um) equipamentos e há que se pensar na proteção de todos. Fátima informa que, em mesa de entendimento que participou ontem no Ministério do Trabalho (por uma diretora sindical ter entrado com pedido junto ao sindicato pedindo intervenção, pois a CIPA deveria ter sido desmembrada), o próprio ministério do trabalho disse que esta CIPA, do jeito que está, é mais representativa do que se setorizada. Donizete completa que esse dimencionamento da CIPA, inclusive de ser anual, está seguindo determinações legais da NR5, que o que foi feito segue determinações da NR; que até 1999 esse dimencionamento era feito por área de risco! Bonaite citou o caso do suplente eleito Hugo, que foi orientado por ele e já entregou carta de renúncia. Que Jaime Almeida será o suplente que vai ocupar o lugar dele, ou melhor, que o Jaime vem na sequencia de suplência e Roseane, então, ocupará o lugar do Hugo, subindo de suplente eleita, para eleita. Bonaite contribui com a fala de que é melhor um grupo enxuto, mas comprometido com a causa, do que um grupo grande sem participação. Marcelino avisou que não pode estar na posse, mas viria a reunião e essa sua atitude foi ovacionada por Bonaite. Silvia diz que não sabia da reunião de hoje e Bonaite promete melhorar essa nossa forma de comunicação. Vanessa relembra aos cipeiros que para comprovação de presença nas reuniões, o que vai valer é o calendário. A chefia que começar a criar problema com o funcionário, este deve levar ao conhecimento do presidente, pois cada caso é um caso. Leandra antecipa e justifica sua falta mês que vem, pois estará de férias. Sem mais a ser tratado, a reunião terminou às 11:00h. Os apontamentos foram anotados por Maria Paula para posterior revisão dos membros componentes desta CIPA, através de e-mail. Sem mais, assinam os presentes:
 
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia