Estrutura montada na Avenida Portugal apela para o visual para atingir motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres; diversas ações compõem o Mês da Mobilidade
Santo André, 15 de setembro de 2015 – Uma gigantesca estrutura, uma cortina que se abre e fecha com informação educativa para motoristas e pedestres. Conscientizar é a palavra de ordem adotada pela Prefeitura de Santo André durante o mês de setembro. Um portal instalado na Avenida Portugal com a Rua Elisa Fláquer, região central da cidade, permanecerá até a próxima semana com o tema Respeitar a faixa é respeitar a Vida, conscientizando os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de se respeitar as faixas de pedestres. Na próxima semana, a região do segundo subdistrito será contemplada, na Alameda Vieira de Carvalho.
Nesta terça-feira, 15, em parceria com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), alunos do ensino médio das escolas estaduais João Batista Martins, Amaral Wagner e Francisca Helena Furia receberam uma programação especial sobre segurança viária no uso da bicicleta. No próximo dia 17, quinta-feira, das 14h30 às 15h30, a Abraciclo realiza também atividades educativas no auditório do Senac, na Avenida Ramiro Colleoni, 110.
No dia 22, no entanto, ocorre um ciclo de palestras no Teatro Municipal de Santo André, com o Seminário Educação para a Mobilidade, abordando entre outros temas, o Plano Cicloviário para a cidade, as maneiras de estimular o uso das bicicletas nas cidades brasileiras, com o diretor Executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves, e no encerramento, a discussão sobre desenvolvimento sustentável, saúde e segurança no trânsito, além do papel estratégico das bicicletas com a presença do sociólogo Eduardo Biavati.
“A cidade de Santo André é conhecida pela diversidade de ações voltadas à educação para o trânsito, não se limitando a apenas ensinar regras de circulação, mas também contribuindo para formar cidadãos responsáveis, autônomos e sobretudo, comprometidos com a preservação da vida. O objetivo é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do cotidiano de todos, sejam pedestres, ciclistas, passageiros ou condutores”, pontuou o Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Carlos Sanches.
Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos
A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos.
Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.