Com 265 pessoas em fila de espera, Secretaria da Saúde apóia ações dedicadas à causa nobre para salvar vidas
Santo André, 22 de setembro de 2015 – O Brasil é verde ao longo deste mês, cor que simboliza mundialmente a doação de órgãos e tecidos para transplantes. Em Santo André, não poderia ser diferente e várias ações de sensibilização à causa ocorrem nesta quarta-feira (23) e neste sábado (26). A programação inclui jornada com especialistas da área e caminhada pelas ruas centrais da cidade – as atividades têm o apoio da Secretaria de Saúde. No município, são 265 pessoas em fila de espera.
O primeiro deles é a II Jodot (Jornada de Doação de Órgãos e Tecidos) de Santo André, que será realizada nesta quarta-feira, a partir das 18h30, no Primeiro de Maio Futebol Clube. O prefeito Carlos Grana e o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, marcam presença. Também participam representantes dos serviços especializados na área do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Hospital Sírio-Libanês, ambos em São Paulo, e da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos).
O público poderá conferir o depoimento de Henrique Traspadini Reis, diagnosticado com insuficiência renal crônica terminal 26 anos atrás, dos quais, 24 fazendo hemodiálise. Autor do livro Alegria e fé, em que relata um paciente na fila de espera por um transplante, o hoje escritor ganha a vida com a realização de palestras motivacionais para pessoas que andam doentes do físico e da alma.
Em Santo André, 265 pessoas estão hoje na fila de espera por um transplante de órgãos sólidos, dos quais, 171 (rins); 14 (fígados); três (corações); cinco (pulmões); um (pâncreas) e 13 (pâncreas/rins). À parte, para córnea, classificada como tecido, são 58 inscritos, segundo o enfermeiro Paulo Cezar Ribeiro, coordenador da CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante) do CHM (Centro Hospitalar Municipal), que trabalha com a notificação e captação de órgãos desde outubro de 2008.
No Grande ABC, o número salta para 912 pessoas à espera de um transplante; no País, 32 mil pacientes. A triste realidade, porém com chances concretas de sobrevida ao próximo, é um dos motivos para engrossar a III Caminhada em Defesa da Doação de Órgãos, que percorrerá as ruas centrais do município neste sábado, a partir das 9h. O ponto de concentração: Concha Acústica, localizada na Praça do Carmo – próxima ao corredor comercial da Rua Coronel Oliveira Lima.
II Jornada de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes
Dia – nesta quarta-feira (23).
Horário – a partir das 18h30.
Local – Primeiro de Maio Futebol Clube.
Endereço – Avenida Portugal, 79. Centro. Santo André.
III Caminhada pela Doação de Órgãos
Dia – neste sábado (26).
Horário – a partir das 9h.
Local – Concha Acústica.
Endereço – Praça do Carmo. Centro. Santo André.
Sobre a Secretaria de Saúde
Com orçamento previsto de R$ 522,171 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), cinco residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.
A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.