Programação terá ainda exposições, cinema e outras atrações musicais
Santo André, 25 de setembro de 2015 – A noite deste sábado (26) promete ser especial para quem for ao Teatro Municipal Antônio Houaiss. Às 20h, dentro da Temporada 2015, a Orquestra Sinfônica da cidade realizará mais um concerto. Sob a regência do maestro Abel Rocha os músicos terão como convidada Rosana Lamosa, uma das principais sopranos brasileiras para um concerto com árias de ópera. Na abertura, a suíte Piratiningana, do compositor paulista Sérgio de Vasconcellos Corrêa. Na sequência virão Prelúdio e Gentile di core (ária de Cecy), ambos da ópera Guarany, de Carlos Gomes; Abertura e E Susanna non vien – Dove Sono (ária da Condessa), da ópera Le Nozze di Figaro, de Mozart. O concerto contará ainda com trechos de obras de Johann Strauss, Franz Lehár, Giacomo Puccini e Maurice de Féraudy. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro, tel. 4433-0786.
Ainda na quinta-feira, às 9h, na Biblioteca Cecilia Meireles, o professor Sérgio Simka participará de mais uma oficina de ortografia “Quem tem medo da língua portuguesa?”, atividade que tem por objetivo despertar a consciência linguística. O endereço da biblioteca é Praça Valdemar Soares, s/n, no Parque das Nações. E na sexta-feira, na Biblioteca Nair Lacerda, será realizado mais um “Letras e Imagens: os caminhos da cultura”, encontro dedicado ao público amante das artes. Nesta edição o tema será “Cuba, cultura na ilha da magia”. A atividade terá início às 19h30, com entrada franca. A biblioteca fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro.
Casa da Palavra – Na sexta-feira, às 19h, a Casa da Palavra Mário Quintana receberá Rodrigo Régis, ex-integrante do grupo Poucas Trancas, para o lançamento do CD solo “Entre o antes e o depois”. Durante a apresentação o músico fará um bate-papo sobre o processo de criação de sua obra. Livre. E nos sábado, às 13h30, é a vez de mais uma edição da “Sacada Literária”, na qual o público o público pode trocar livros. O endereço da Casa da Palavra é Praça do Carmo, 171, Centro. As atividades são gratuitas.
Música - No sábado, às 11h, na Concha Acústica da Praça do Carmo, o público poderá conferir o Encontro de Orquestras de Viola Caipira. Com apresentação de Valdecir Mathioli, o evento terá a participação da Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá, dos Violeiros da EMIA Cidade, da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo e da Orquestra Sertaneja Paraíso. Também no sábado, às 10h, a apresentação do coral de músicas clássicas tradicionais e contemporâneas encerra a programação da 9ª Primavera dos Museus, no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, na Rua Senador Flaquer, 470, Centro.
E no domingo, o projeto Música no Parque terá como convidados Marcelo Montenegro, com o espetáculo “Tranqueiras Líricas”, no qual o músico, considerado um dos principais nomes da nova poesia brasileira, apresenta seus poemas ao som de blues, rock e jazz; e Os Amantes da Lua, com “O Lado Bom das Coisas”, grupo de serestas e serenatas que traz no repertório ritmos variados que revela através de uma visão irônica e bem humorada, o nosso cotidiano. As apresentações serão no Parque Prefeito Celso Daniel (Av. D. Pedro II, 74 bairro Jardim), a partir das 15h. Entrada franca.
Exposições – Este é o último fim de semana para se conferir a mostra "Memórias e Ações dos Salões de Arte Contemporânea de Santo André", em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal, que reúne obras de artistas que participaram do Salão andreense e procura refletir sobre as transformações ocorridas nas mais de 40 edições do evento. O projeto foi contemplado com o Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo. O endereço do salão é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Até 26 de setembro, das 14h às 19h. Grátis.
E neste mês Santo André é a cidade-sede da Seletiva Regional de Artes Visuais do Mapa Cultural Paulista. Por conta disso, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Rua Campos Sales, 414, Centro) recebe a exposição com obras de artistas da fase Regional da Grande São Paulo. Até 4 de outubro, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. Já no Espaço de fotografia João Colovatti (Praça IV Centenário, s/n, Centro) estão expostas as fotografias inscritas no programa. Nos dois espaços o público poderá conferir a produção de 60 artistas, num total de mais de 100 trabalhos. Até 4 de outubro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 18h, e sábados, das 8h às 12h. Grátis.
Cinema – E no sábado, no encerramento do 26º Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo, serão exibidos os filmes da programação Mobilidade 2. A partir das 19h30, no auditório Heleny Guariba (Praça IV Centenário, s/n, Centro), serão exibidas as produções “Disaster movie”, de Wilson Barros (33’), “Chapa”, de Tatiana Toffoli (18’), “A outra margem”, de Natalia Tereza ((26’), e “Homem na estrada”, de Felipe Terra, que confirmou presença para um bate-papo com o público após a exibição, (13’). Livre. Entrada franca. A atividade é uma parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo e a Associação Cultural Kinoforum, organizadora do festival.
A programação cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. O conteúdo completo está disponível em: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0577.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.