Professores mostraram trabalhos inovadores realizados em sala de aula no II Encontro de Experiências Pedagógicas – A Rede em Roda 2015
Santo André, 25 de setembro de 2015 – A Secretaria de Educação de Santo André reuniu nesta sexta-feira (25), durante o II Encontro de Experiências Pedagógicas - A Rede em Roda 2015, os professores da rede municipal para apresentação de suas práticas aplicadas em sala de aula. Com pelo menos 200 iniciativas inscritas, as atividades aconteceram, simultaneamente, em cinco bairros da cidade – Vila Humaitá, Vila Pires, Sacadura Cabral, Jardim do Estádio e Parque Erasmo – e foram distribuídas em Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que funcionaram como pólos, com ações nos períodos da manhã e da tarde. Apenas uma das unidades, a do Parque Erasmo, teve atividade à noite para contemplar os projetos realizados pelos professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O objetivo da ação foi o de proporcionar mais uma atividade de formação para os professores, por meio da troca de informações e de novas ideias. “Durante o encontro, todos aprendem e todos ensinam, com destaque para a seriedade e alegria com que os trabalhos são executados. Por isso, que não é incomum que as famílias prefiram estudar na rede municipal de educação”, disse a secretária adjunta Ana Lúcia Sanchez.
Neste ano, o encontro teve duas inovações em comparação com a primeira edição realizada em 2014. Uma delas foi a apresentação de trabalhos realizados por professores, em parcerias com outros profissionais, como os ADIS (Agentes de Educação Infantil) e monitores de informática. A outra novidade ficou por conta da inclusão dos projetos organizados nas salas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). A atividade envolveu cerca de 3,2 mil pessoas, entre professores, diretores, assistentes pedagógicos e demais profissionais da educação.
“A participação da EJA, neste ano, está sendo feita de maneira integrada com toda a rede. Em 2014, nós também realizamos nossa Rede em Roda, mas em datas e horários diferentes. A importância do evento está na generosidade em vir, se expor e desenvolver a crítica, principalmente agora que estamos debatendo a construção dos nossos currículos escolares”, afirmou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Maria Auxiliadora Elias.
Os trabalhos apresentados no encontro foram coletados e serão relatados no ‘Diário de Bordo’, caderno em que os professores relatam suas experiências e acrescentam fotos. O material circula entre todas as unidades que abrigaram o evento e será transformado em livro, como ocorreu no ano passado com a publicação A Rede em Roda 2014 – Experiências e Práticas na Educação de Santo André.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.