Atividade, nesta segunda-feira (28),contará com convidados que falarão sobre a Trilha da Comunidade e a Trilha da Pontinha
Santo André, 25 de Setembro de 2015 – As “Jornadas Abertas do Patrimônio Cultural” têm mais um encontro previsto para a esta segunda-feira (28). A atividade, que tem por objetivo resgatar a memória da Vila de Paranapiacaba a partir de debates com moradores e pesquisadores, será no Clube União Lyra-Serrano, na parte baixa da Vila, a partir das 10h. A entrada é franca e aberta ao público interessado.
Neste novo encontro, a partir das 10h, o biólogo e monitor ambiental Osmar Losano falará sobre a Trilha da Comunidade, utilizada na década de 1970 para rituais religiosos liderados pelo Sr. Ventura. Após meses de estudo, suas descobertas o levaram a fatos muito curiosos, que resultaram em um final surpreendente. Osmar também trará uma convidada especial: a Sra. Cláudia Maria Soares Ventura. No período da tarde, a partir das 14h, o ex-morador da Vila Waldyr Paterli coordenará uma vivência na chamada Trilha da Pontinha a partir de suas memórias e histórias de vida. A mediação ficará por conta da artista visual, pesquisadora e curadora do “Projeto Plataforma Paranapiacaba – Memória e Experimentação”, Lilian Amaral, e do gerente de Recursos Naturais de Paranapiacaba, Leandro Wada Simone.
As “Jornadas Abertas do Patrimônio Cultural”, contam com rodas de conversas abertas à participação e que ocorrem mensalmente na Vila de Paranapiacaba. A iniciativa integra o Projeto Plataforma Paranapiacaba: Memória e Experimentação cujo foco centra-se na realização de atividades ligadas à memória dos moradores e pesquisadores. Mais informações através da Gerência de Turismo, tel. (11) 4439-1316 ou pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.