Atividade realizada na tarde desta terça-feira (29) contou com diversas atrações, como danças, homenagens e seresta
Santo André, 29 de setembro de 2015 – O Teatro Municipal foi o palco de uma grande festa durante a tarde desta terça-feira (29). O espaço recebeu toda a animação de cerca de 600 pessoas durante o 2º Encontro de Idosos de Santo André. A programação do evento contou com homenagem, danças, poesia, seresta, música popular brasileira, palestra, entre outras atrações. No ano passado, a atividade havia sido realizada na FAINC (Faculdades Integradas Coração de Jesus) quando reuniu 320 idosos.
“Este evento superou nossas expectativas e acredito que isso tenha ocorrido, principalmente, pelo fato de o Governo ter descentralizado seus serviços levando muito do nosso trabalho para diversos bairros da cidade”, afirmou a secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana, ao destacar que algumas dessas ações envolvem oficinas, aulas de inglês, de memorização, dança, jardinagem, entre outras.
“Achei muito boa a organização e a animação do pessoal que veio prestigiar o evento de hoje”, disse a aposentada de 71 anos, Elzita Viana Pereira, moradora do Jardim Estela. Já a amiga, Ana Maria Ferreira, de 66 anos e também aposentada, destacou a grande presença de público. “Achei muito interessante ver tanta gente aqui desta idade que geralmente estaria em casa fazendo crochê, principalmente este número de homens que costumam preferir ficar em casa em vez de participar.”
Dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, apontam que o município de Santo André contava com 13,7% de idosos, sendo 8% de mulheres e 5,7% de homens com idade igual ou superior a 60 anos.
“A tendência é de que este percentual cresça em consequencia da melhora da qualidade de vida deste grupo de pessoas. Assim, é necessário que as políticas públicas incluam essa população de forma integrada, alinhando ao olhar da gestão o cuidado com a pessoa com 60 anos ou mais”, encerrou a titular da Pasta de Inclusão.
SERVIÇOS – A Secretaria de Inclusão e Assistência Social é responsável pelo CRISA (Centro de Referência do Idoso de Santo André) “Tamara Nikolajev”. Inaugurado em 1998, o objetivo do equipamento é possibilitar à terceira idade espaços de convivência, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social por meio de atividades de convivência, recreativas, esportivas, culturais, inclusão digital, e de integração familiar que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos.
As atividades socioeducativas são realizadas no espaço situado à Rua do Café, 32, Bairro Jardim e, em 30 grupos socioeducativos localizados em diferentes regiões da cidade. Entre as atividades desenvolvidas estão: Ginástica, Informática, Artes, Ioga, Lian Gong, Teatro, Dança Cigana, Canto Coral, Memorização, Cinema, Bailes temáticos, Estimulação do Cérebro, Terapia Ocupacional, Festas Comemorativas, Grupos de convivência, Palestras educativas, Mobilização para eventos recreativos como passeios, excursões, confraternizações e jogos.
Para participar destas atividades o idoso deve procurar o CRISA e preencher ficha de cadastro. Os interessados devem ser moradores de Santo André e ter idade acima de 60 anos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na Rua do Café, 32, Bairro Jardim, Telefone: (11) 4992-8132
Outro equipamento importante da Administração é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que é responsável pelo atendimento, acompanhamento e medidas necessárias nos casos de violações de direitos deste grupo social, como a violência contra a pessoa idosa, abandono e negligência.
Além de acolher denúncias e realizar os devidos encaminhamentos, os técnicos dos CREAS fazem orientações sobre os direitos dos idosos, desenvolvem ações preventivas e articulam a rede de atendimento voltada para esta população, como Defensorias Públicas e as Instituições de Longa Permanência para as Pessoas Idosas. As denúncias são acolhidas através de atendimentos presenciais, pelo disque-denúncia – Disque 100 , através de relatórios encaminhados por profissionais da rede de serviços, Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa e Promotoria do Idoso. O CREAS está instalado na Rua Carijós, nº 306/3120, na Vila Alzira. Telefone (11) 4436-5030.
Sobre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social
Responsável por enfrentar as desigualdades sociais da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social por meio da política de assistência social e da integração de outras políticas públicas, de forma matricial e transversal, com controle social.
Compete ainda a secretaria desenvolver parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitindo o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua - Casa Amarela.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (11) 4433-0154