A Prefeitura de Santo André recebeu na última quarta-feira (30) a visita do representante da OEA (Organização dos Estados Americanos), Quentin Walcotty. Ele veio conhecer o Programa “E agora, José?”, trabalho socioeducativo realizado no município com homens autores de violência doméstica contra mulheres. Walcotty também é vice-diretor executivo da Connect, uma organização dedicada à eliminação da violência doméstica em Nova York. Participaram do encontro dez dos 15 homens que atualmente fazem parte do programa.
Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Silmara Conchão, a experiência de Santo André despertou a atenção da OEA por ter como foco os homens condenados a penas alternativas. “Por meio dos encontros semanais, os psicólogos do programa vão procurando modificar o pensamento e comportamento machista que provoca a violência”, disse Silmara. A secretária acrescentou que a Organização se interessou por obter mais informações sobre como é aplicada, em Santo André, a Lei Maria da Penha, considerada uma das melhores do mundo na Defesa da Mulher.
“ Santo André é a única cidade do País que possui uma ação, uma política pública, com foco nos agressores”, destacou Silmara. Depois de Santo André, Walcott seguiu para a cidade de Taboão da Serra, também em São Paulo, onde é feito trabalho semelhante, mas de iniciativa da Promotoria de Justiça. O programa, coordenado e articulado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Política para Mulheres, tem parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, especialmente o Fórum de Justiça da Comarca de Santo André, através da Secretaria de Administração Penitenciária.