Evento terá apresentações dos estudantes, oficinas e atividades recreativas a partir das 9h; show da Palavra Cantada acontece às 15h
Santo André, 6 de novembro de 2015 - Neste sábado (7), alunos da rede municipal de ensino e seus familiares terão um dia cheio. Isso porque o Parque Central vai abrigar a segunda edição do dia de “Mobilização Social pela Educação”, com apresentações culturais dos estudantes, oficinas, atividades recreativas e muita informação, a partir das 9h, e show da dupla Palavra Cantada, que trará seus diversos clássicos infantis, às 15h. O evento, organizado pela Secretaria de Educação em parceria com diversas secretarias tem como objetivo colocar o foco para a importância da busca incessante pela qualidade do ensino
As 51 emeiefs e 32 creches e os 5 Centros públicos de Formação Profissional, que atendem mais de 35 mil alunos na cidade, foram convidadas a participar do evento. Mas as estrelas serão as cerca de duas mil crianças que vão mostrar o que aprenderam nas atividades do dia-a-dia, projetos e programas da rede (Mais Educação, Ações Complementares, Música na Escola) em apresentações simultâneas em três palcos no Parque Central. Haverá, por exemplo, demonstrações de balé, dança, teatro, capoeira, taekwondo, entre outras.
No maior palco do espaço, que é a Concha Acústica, a orquestra de instrumentos de corda,formada pelos alunos que fazem parte do projeto Música na Educação, se apresenta às 9h, abrindo a cerimônia oficial do evento. Em seguida, às 11h, a banda de rock DesbraVa irá gravar ao vivo seu primeiro DVD. O encerramento fica por conta da Palavra Cantada.
Cama elástica, jogos de mesa, feiras de livros, oficinas e palestras, pintura de rosto e recreação vão entreter crianças e adultos até às 17 horas. A equipe do Cinesolar , o furgão que possibilita a transmissão de filmes de cinema com energia solar, também estará presente promovendo oficinas de ecografite, que utiliza tinta feitas com pigmentos naturais como o café, e apresentação do DJ Eco, um grupo de artistas que fazem música e dançam ao som de instrumentos acústicos e eletrônicos, interagindo com o público.
A estimativa da organização do evento, que está a cargo da Secretaria de Educação, é de que cerca de 8 mil pessoas compareçam à “Mobilização Social da Educação” para participar das atividades e prestigiar os alunos. Segundo o secretário de Educação, Gilmar Silvério, o evento também tem como objetivo mostrar, não só aos pais, mas à população, o que está sendo feito nas escolas das cidade, o que as crianças aprendem, os projetos realizados, os objetivos conquistados, como uma prestação de contas. Por isso, no espaço serão montadas nove tendas onde estarão expostos os trabalhos realizados pela rede municipal de educação. Outras tendas trarão as experiência de Santo André em projetos como o PNAIC ( Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), o Mais Educação , que promove atividades de cultura e esporte e reforço nas matéria básicas no contraturno, o Música na Educação, que ensina as crianças a tocarem instrumentos, e o trabalho das creches conveniadas.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.