Público conferiu apresentações culturais dos alunos da rede municipal de ensino, além de oficinas, danças, músicas e brincadeiras neste sábado, em Santo André
Santo André, 7 de novembro de 2015 – O área de 350 mil metros quadrados do Parque Central, no bairro Paraíso, acolheu o público que foi conferir a 2ª Mobilização Social pela Educação ao longo deste sábado (7). Em cada cantinho do espaço verde, uma atração lúdica, musical ou de aprendizado em sala de aula para atrair olhares curiosos dos estudantes da rede municipal de ensino e de seus familiares. O tempo carrancudo não superou as atrações ali programadas com pitada especial de carinho, entre elas, apresentações culturais, espetáculos de dança, esquetes e exposições.
Como foi o caso da pequena Nicole Sales de Oliveira, 9 anos, aluna do quarto ano B na Emeif (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Maria Cecília Dezan Rocha, localizada na Vila Sá, que arrastou os familiares para verem os trabalhos produzidos em sala de aula. “Olha um aqui”, apontava a estudante, eufórica, enquanto a tia Maria Alvina de Oliveira, moradora no bairro Campestre, fotografava pelo celular, ao lado de outros três parentes.
Nicole se referia a um dos casebres pintados por ela e que compôs a tela intitulada ‘Artes Misturadas’, releitura do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi na pintura de fachadas e nas obras da infância de Cândido Torquato Portinari, artista brasileiro que começou a dar seus primeiros riscos aos nove anos e teve os casarios e as bandeirinhas como uma das características de suas obras.
A tia autônoma, que ali representava a irmã e mãe de Nicole em recuperação de uma cirurgia em casa, mostrava-se orgulhosa pela sobrinha. “Ela gosta muito de desenhar”, afirmou Maria Alvina, ao apreciar o trabalho em grupo desenvolvido pela professora Ana Paula de Oliveira. Outra obra assinada por Nicole estava pendurada em um móbile denominado “Soltando Pipas” – desenho produzido em aquarela e que se misturava na mesma tenda e dividia o espaço com outras escolas.
Capitaneada pela Secretaria de Educação, com apoio de outras Pastas da Prefeitura, a atividade deste sábado fechou o 1º Encontro Nacional de Cidades Educadoras, que Santo André sediou nesta semana no Paço, entre terça-feira (3) e quarta-feira (4), com a presença de representantes de 30 municípios brasileiros.
“O foco aqui é mostrar os trabalhos coletivos desenvolvidos na rede municipal de ensino”, apontou o professor e secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério, ao ressaltar que o convite também foi estendido para instituições de ensino privado e profissionalizantes, além das 51 Emeiefs, 32 creches e cinco Centros Públicos de Formação Profissional – equipamentos e serviços que atendem a 35 mil alunos na cidade. “Agora, vou percorrer os espaços para ver as atividades”, disse o titular da Educação, satisfeito.
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, que abriu oficialmente a cerimônia nesta manhã, prometia o retorno ao Parque Central na parte da tarde, mais precisamente às 15h, quando ocorreria o imperdível show da dupla Palavra Cantada, com seus diversos clássicos infantis.
As atrações simultâneas se dividiram em três palcos espalhados pelo Parque Central, entre eles, o da Concha Acústica, que recebeu, entre outras apresentações, a orquestra de instrumentos de corda, que é comandada pelos alunos do projeto Música na Escola. O público gostou e aprovou com palmas, flashes e selfies.
Foto – Prefeito Carlos Grana abre a 2ª edição da Mobilização Social pela Educação: experiências exitosas na área foram ressaltadas
Crédito: Anderson Pedro/PSA
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.