Curso realizado por acadêmicos da unidade de ensino de São Bernardo visa incentivar o público alvo no processo de criação de projetos socioeducativos
Santo André, 9 de novembro de 2015 – Com o objetivo de difundir o conhecimento sobre neurociência e envelhecimento, além de incentivar coordenadores de grupo da terceira idade e voluntários no processo de criação de projetos socioeducativos para idosos, um grupo de alunos do curso de pós-graduação em neurociência e cognição da UFABC (Universidade Federal do ABC) de São Bernardo e o Crisa (Centro de Referência de Idosos de Santo André) uniram forças para potencializar este processo. Para isso ocorrer, o canal encontrado foi o ‘Curso de Difusão em Neurociência e Envelhecimento’ (multiplicadores de memória), que será ministrado pelos estudantes.
De acordo com Henrique Salmazo da Silva, um dos 13 universitários responsáveis pelo curso, a parceria teve início no ano passado. “Estivemos no Crisa para fazer um convite para que eles participassem de um outro projeto nosso, chamado Ativamente. Foi ali que surgiu o interesse em planejarmos uma ação que pudesse auxiliá-los no desenvolvimento de atividades no próprio Crisa”, lembrou.
Entre alguns dos aspectos abordados durante a capacitação que tem carga horária de 20 horas estão Como treinar a memória na terceira idade e O que acontece durante o processo de envelhecimento cognitivo (memória). Para aperfeiçoar o aprendizado, os alunos também recebem uma apostila e desenvolvem trabalhos em domicílio.
As aulas ocorrem as sextas-feiras, da 14h às 18h na sede da universidade; porém a aula do dia 20 de novembro foi transferida para 4 de dezembro, em função do feriado do Dia da Consciência Negra.
CRISA – O Centro de Referência do Idoso de Santo André tem como objetivo oferecer às pessoas da terceira idade, espaços de convivência que venha a favorecer a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social por meio de atividades recreativas, esportivas, culturais, inclusão digital, e de integração.
As atividades socioeducativas são realizadas na sede do centro situado à Rua do Café, 32, Bairro Jardim e, em 30 grupos socioeducativos localizados em diferentes regiões da cidade. Entre as atividades desenvolvidas estão: Ginástica, Informática, Artes, Ioga, Lian Gong, Teatro, Dança Cigana, Canto Coral, Memorização, Cinema, Bailes temáticos, Estimulação do Cérebro, Terapia Ocupacional, Festas Comemorativas, Grupos de convivência, Palestras educativas, Mobilização para eventos recreativos como passeios, excursões, confraternizações e jogos.
Para participar o idoso deve procurar o CRISA e preencher uma ficha de cadastro. Como pré-requisitos os interessados devem residir na cidade, além de ter idade acima de 60 anos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Mais informações: (11) 4992-8132.
Já os interessados em conhecerem melhor o projeto Ativamente podem fazer contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Sobre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social
Responsável por enfrentar as desigualdades sociais da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social por meio da política de assistência social e da integração de outras políticas públicas, de forma matricial e transversal, com controle social.
Compete ainda a secretaria desenvolver parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitindo o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua - Casa Amarela.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.