Secretaria de Saúde promove atividades nesta terça-feira (1º) e sexta-feira (4) em diversos pontos de Santo André
Santo André, 30 de novembro de 2015 – O calçadão comercial da Rua Coronel Oliveira Lima, próximo à obra do artista plástico Luiz Sacilotto, na região central da cidade, será ponto de atividades educativas e preventivas no Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º). Em tenda montada, das 10h às 15h, haverá a distribuição de gel lubrificante e preservativos, tanto masculino quanto feminino, além de material educativo pela equipe do Programa DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/Aids da Secretaria de Saúde de Santo André. Nesta sexta-feira (4), o ‘4º Sarau Erótico’ movimenta o Parque Prefeito Celso Daniel.
Paralelamente, os profissionais incentivarão o teste rápido para diagnóstico não só do HIV como de sífilis, que, desde a última quarta-feira (25) até o dia 1º de dezembro, está sendo realizado nas 33 unidades de saúde da rede de atenção básica, além do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), equipamento público municipal. Neste caso, a ação integra a 8ª edição da Campanha Fique Sabendo do governo do Estado nos 549 municípios paulistas.
Nesta sexta-feira (4), das 19h às 21h30, no Parque Prefeitura Celso Daniel, ocorre o 4º Sarau Erótico do Núcleo de Prevenção DST/Aids, com direito à música, poesia e arte. Entre as atrações da noite, apresentação da cantora Yzalú, de São Bernardo, que, ao som do violão, mistura composições próprias com releituras do rap nacional. O encontro é aberto ao público.
A socióloga Ana Clara Marques explica que a proposta do sarau é unir arte e prevenção. Em edições anteriores, a ação ocorreu em pontos diferentes da cidade, como a Casa da Palavra e o Museu de Santo André. “Por ser a relação sexual, sem preservativo, uma das formas de contágio, se faz necessário falar de amor, afeto, sexo casual, casamento e machismo, além das várias outras temáticas que perpassam as relações humanas. Então, nada melhor do que a arte para expressar tais aspectos”, afirma a profissional do Núcleo de Prevenção DST/Aids.
Ainda segundo Ana Clara, convergindo como as estratégias aplicadas mundialmente, a metodologia usada nas ações culturais e educativas são de fundamental importância para que a população crie ferramentas de proteção ao HIV e promoção à saúde. “Quando esse tipo de vinculo é estabelecido, aumentasse o interesse sobre o teste de HIV/sífilis e hepatites, e também se desmistifica crenças e preconceitos ao uso do preservativo feminino”, afirma.
Na oportunidade, durante a parceria saúde, prevenção e cultura, haverá ainda o incentivo do uso do preservativo, com distribuição gratuita dos insumos, e realização dos testes. No município, a Secretaria de Saúde registrou neste ano, até o momento, 255 novos casos de Aids. No ano passado, 186. Em Santo André, existe o ARMI (Ambulatório de Referência das Moléstias Infecciosas) que oferece o atendimento aos portadores de HIV.
Outro serviço oferecido é a coleta de sangue para exame laboratorial (sífilis, HIV e hepatites B e C), que ocorre, diariamente, no CTA. Lá, o teste rápido para HIV pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h às 15h30 – com exceção de quarta-feira só no período da manhã. Não há necessidade de encaminhamento. Tanto o ambulatório como o centro funciona no mesmo espaço físico: na Rua das Silveiras, 73, na Vila Guiomar.
Sobre a Secretaria de Saúde
Com orçamento previsto de R$ 449,07 milhões para 2014, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), quatro residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.
A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida em um dos principais polos econômicos brasileiros, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Segundo estimativas do IBGE para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2011, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.