Oficina será realizada pelo Iphan em 27 de janeiro na biblioteca da vila
Santo André, 18 de janeiro de 2016 - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio da Prefeitura de Santo André e Plataforma Paranapiacaba - Memória e Experimentação, realiza a Oficina de Cartografias Colaborativas na Biblioteca de Paranapiacaba Ábia Ferreira Francisco, em 27 de janeiro. Entrada franca.
Sob os temas Suas memórias contam histórias e O que é patrimônio para você?, a oficina propõe integrar as memórias coletivas em um projeto de Educação Patrimonial por meio da elaboração conjunta de mapas que traduzam caminhos afetivos, percursos históricos, formas de apropriação, tendo como protagonista o Patrimônio Cultural da Vila de Paranapiacaba, tangível e intangível.
Programação
1. Narrativas da Memória - das 10 às 13h.
Conte sua História. Compartilhe fotos, registros, mapas e objetos que falem de sua relação afetiva com a Vila de Paranapiacaba. Atividade coletiva.
2. Memória Mapeada - das 14 às 17h.
Suas Memórias integrarão a criação coletiva de uma Cartografia Colaborativa – impressa e virtual – resultante do diálogo com o território mapeado: uma representação da memória coletiva. A Cartografia Colaborativa se configura como um dispositivo de mobilização das memórias, campo de proposições e compartilhamento de conhecimentos e processos. Atividade coletiva de criação, registro e publicação.
A oficina conta com a colaboração da AMA, Sisem, Unifesp, Senac, UNG - Escritório Modelo, UFABC, UFG/MediaLab, UG Universidade de Girona-Espanha, Rede Paulista de Educação Patrimonial e Rede Internacional de Educação Patrimonial.
Serviço:
Cartografias Colaborativas
27 de janeiro
A partir das 10h
Biblioteca de Paranapiacaba Ábia Ferreira Francisco
Avenida Rodrigues Alves, s/nº - Parte Baixa
Paranapiacaba
Grátis
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, elaborado em 2010, com estimativa para 2015, Santo André possui 710.210 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Tuga Martins: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.