A partir de hoje, 29/1, equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação percorrerá todas as moradias dos Núcleos Condomínio Maracanã e Titans, no Complexo Cassaquera, para informações que darão contornos ao Projeto de Urbanização do Complexo.
Santo André, 29 de janeiro de 2016 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, inicia hoje (29/1), a segunda fase do processo de urbanização do Complexo Cassaquera, no Jardim Carla. Uma equipe da Secretaria coordenará o recolhimento in loco, em duas semanas, das informações sobre quem são, quantos são, como vivem e quais os problemas que enfrentam os moradores dos Condomínios Maracanã e Titans, os dois primeiros núcleos, dos 13 que compõem o Complexo Cassaquera, que serão urbanizados. Munida dessas informações, a Caixa Econômica Federal liberará a contratação do projeto de urbanização, pela Prefeitura. Até abril deste ano, todos os Núcleos do Cassaquera já estarão com as informações topográficas e sociais concluídas.
Ontem, 28/1, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Paulo Piagentini, reuniu-se com cerca de 400 moradores dos dois Núcleos, no pátio da Escola Estadual Nelson Pisotti, para anunciar o início da segunda fase. Duas comissões de dez moradores de cada núcleo foram escolhidas, para acompanharem e serem os interlocutores das famílias, junto à Prefeitura, durante o processo.
A secretária adjunta da SDUH, Denise Zirondi, pediu “calma e paciência” aos moradores nesta fase. “Nós precisamos realizar um pacto entre nós. Em alguns momentos, vocês ficarão chateados com a Prefeitura e, em outros, a Prefeitura ficará chateada com vocês, por isso, nós precisamos ter paciência, porque os problemas serão resolvidos”, disse.
Denise explicou que, somente depois de finalizado essa pesquisa qualificada das informações é que será possível dizer, já com o projeto de urbanização finalizado, quais e quantas famílias deverão ir para um conjunto habitacional, que moradias sofrerão reformas e como ficará o local. Denise, no entanto, explicou que intervenções pontuais, como melhorias de acesso às vielas ou a construção de corrimão e escadarias etc, serão realizadas logo, sem a necessidade da finalização do projeto. “Ao final, todos receberão o título de posse de suas moradias”, disse.
O Complexo Santa Cristina/Cassaquera surgiu ao longo dos anos por meio de ocupações irregulares. Caracteriza-se pela carência de infraestrutura urbana e equipamentos públicos. Alguns Núcleos do Complexo estão localizados em cima de córrego canalizado, de nascentes ou do Plano de Ampliação Viária.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André trabalha em conjunto com o governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida, e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A parceria resultou em projetos de moradias de interesse social.
A Pasta atua também no processo de urbanização de núcleos habitacionais. Novos projetos voltados às melhorias nos serviços de infraestrutura em bairros carentes foram apresentados ao governo federal no fim de 2013. Nos próximos anos, as obras beneficiarão mais de 4.500 famílias.
A secretaria também é responsável pela legislação urbanística, analisando empreendimentos de impacto na cidade, e propondo ações de melhorias urbanas. A área cuida ainda da aprovação e fiscalização de construções, além da fiscalização de atividades econômicas com a emissão do alvará de funcionamento e de obras.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Sérgio dos Santos– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.