Apresentações gratuitas serão no sábado, no Teatro Municipal de Santo André, e domingo, no Teatro Municipal de Osasco;
Salão recebe exposição “Santuário”
Santo André, 24 de Fevereiro de 2016 – A Orquestra Sinfônica da cidade realizará no próximo fim de semana dois concertos como parte do encerramento da II Oficina de Regência Orquestral, ministrada pelo maestro Abel Rocha. As apresentações serão no sábado, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/n, Centro, tel. 4433-0786), e domingo, no mesmo horário, no Teatro Municipal de Osasco (Av. dos Autonomistas 1533 – Vila Campesina, tel. 3685-9596). Nos dois dias os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes dos concertos. Na apresentação de Santo André os organizadores pedem a doação de um kg de alimentos não-perecíveis que serão destinados ao Banco de Alimentos da cidade.
O programa dos concertos será composta pelas peças O Herói, de Sigismund Neukomm, Suite Ma Mère L´Oye, de Maurice Ravel, Havanise op. 83, de Camille Saint-Saëns, que terá Natália Laranjeira como regente e Henrique Franquim ao violino, a Sinfonia n, 5, em dó menor, op. 67, de Ludwig van Beethoven, e o prelúdio do 3º ato de Lohengrin, de Richard Wagner. A regência, além da regente assistente, Natália Larangeira, terá a participação dos 11 inscritos na oficina: Andrei Ivanov, Fernando Cardos, de São Paulo, dos andreenses Fernando de Carvalho, Luiz Leite Junior, Roberto Ondei e William de Oliveira, além de Jorge Lisboa Antunes, de Brasília, Marcio Telles, do Rio de Janeiro e Daniel Lima, de Belém, e Au Arias e Ignacio Cesares, da Argentina.
Na Casa da Palavra Mário Quintana, na sexta-feira será exibido o documentário “Diário de Bordo de uma Viagem à Infância”, documentário do diretor Vinicius Sobrinho que trata da série Mundo da Lua, exibido pela TV Cultura nos anos 1990. No espaço o público pode conferir ainda o Projeto Internacional de Poesia Gráfica. Inédita no Brasil, a exposição consiste em textos ilustrados pelo artista plástico romeno Tudor Serbanescu para o trabalho de treze poetas de diferentes nacionalidades. O projeto já circulou pela Espanha, Romênia e Costa Rica. Visitas até 31 de março, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. Entrada franca.
No sábado, às 14h, será realizada a abertura da exposição “Santuário”, no Salão de Exposições do Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/n, Centro). Com curadoria da artista Altina Felício, a mostra conta com instalações com aquarelas, pintura, gravura, cerâmicas, fotografias e técnicas mistas de artistas que moldam suas criações individuais em histórias da realidade da arte contemporânea. O elemento que os une é o santuário, a busca de elementos sagrados numa sociedade marcada pela correria, o descarte, o desperdício. Os trabalhos buscam inspirar os visitantes a refletir sobre o seu papel neste mundo, e como podem contribuir para uma melhor qualidade de vida para todos. Visitas gratuitas até 19 de março, de terça-feira a sábado, das 14h. às 19h.
Outras exposições - “Os Cem Molduras”, com obras de Valdete Maria da Silva, confeccionadas com os mais variados materiais e técnicas é a atração no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. No local os visitantes podem conhecer também “Pula Violeta! Estremilique, Entre Lonas e Picadeiros”, uma homenagem ao palhaço Estrimilique, que dedicou a vida à arte de fazer rir e reúne fotografias, objetos de trabalho e documentos, e “De Outros Carnavais”, com peças do acervo do museu que evidenciam o potencial cultural e retratam aspectos do cotidiano da cidade e sua gente. Visitas gratuitas, de segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30. Grátis. O endereço do museu é Rua Senador Flaquer, 470, Centro.
Cinema – O filme “O Estranho” estará em cartaz no próximo sábado, ás 19h, no cineclube Santo André. A produção do diretor Orson Welles, mostra um detetive na busca de um nazista idealizador dos campos de extermínio (1946, 95’, legendado, indicado para maiores de 16 anos). Entrada franca. A exibição integra o curso que tem a mediação do professor de História da Imagem da Escola Livre de Cinema e Vídeo, Milton Bíscaro. No total serão exibidos 11 filmes e os interessados podem realizar aulas avulsas ou participar de todas elas. O curso é uma iniciativa da ELCV em parceria com o Sesc Santo André. Haverá certificação. Inscrições e mais informações em www.elcv.art.br.
A programação cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. O conteúdo completo está disponível em: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0577.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.