Ação, que é parte do programa “Diga Não ao Desperdício: Abasteça essa Ideia” da Craisa, aconteceu neste domingo (13), na feira da Vila Luzita. A sopa foi servida ao público da feira.
Santo André, 14 de março de 2016 - Preocupada em conter as perdas e o desperdício de alimentos nas feiras livres do município, além de complementar as refeições de crianças e familiares em estado de insegurança alimentar, a Prefeitura de Santo André, por meio da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e do Movimento Slow Food Brasil, realizou, neste domingo (13), na feira da Vila Luzita (Av. Capitão Mário Toledo Camargo), uma “aula show” com a chefe de cozinha Profa. Dra Ana Maria Tomazoni.
A ação foi parte do programa “Diga Não ao Desperdício: Abasteça essa Ideia”, realizado pela Craisa, em parceria com feirantes e entidades assistenciais de Santo André. O programa monitora, retira e reutiliza alimentos que, por algum motivo não são comercializados nas feiras públicas, mas que ainda estão próprios para o consumo.
Durante a aula, chamada pela chefe de “Xepa na Feira”, seus alunos da Escola Sabor e Saber Gastronomia, desenvolveram, diante do público, um delicioso prato de sopa com as partes dos pescados e hortaliças que geralmente são descartadas e não comercializadas. Os participantes puderam degustar a sopa. “Viemos dar exemplo de educação contra o desperdício”, comentou a Chefe Ana Tomazoni.
“No ano passado, o programa arrecadou 40 toneladas de alimentos que seriam descartados por não terem valor de venda, mas permaneciam com valor nutricional para o consumo humano”, lembrou o engenheiro agrônomo da Craisa, Fábio Vezzá de Benedetto. “Por sua atuação, o Programa ganhou, em 2015, o Prêmio Josué de Castro, entre os três melhores programas de inovação em Políticas Públicas em combate à fome no Estado de São Paulo”, acrescentou o coorddenador do programa, Ronaldo Antonio Gonzales .
De acordo com a campanha “Pensar. Comer. Conservar”, da FAO (Organização das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura), vinculada à ONU, o programa "Diga Não ao Desperdício" tem como objetivo diminuir o desperdício de alimentos, que hoje é estimado em 30%, desde a produção agrícola até chegar ao consumidor final.
O desafio proposto pela Craisa e pelo Slow Fish Brasil (ação do movimento Slow Food) é feito, justamente, na Semana Santa (no domingo de Ramos, que antecede a Páscoa), quando se registra o maior consumo de peixes no País.
A respeito da Craisa
Instituída por meio da Lei nº 6639, de 11 de junho de 1990, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) é responsável pela execução da política integrada de Abastecimento e Segurança Alimentar, por meio da produção e distribuição da alimentação escola e da refeição do servidor público municipal, além de gerenciar equipamentos de abastecimento no município tais como sacolões, varejão, feiras livres, dentre outros. Faz parte deste conjunto de ações a Ceasa Grande ABC – também instalada no equipamento –, que integra as diversas instâncias e compõe um dos perfis da política de abastecimento alimentar na região de modo a regular um equilíbrio maior entre oferta, preço e qualidade dos produtos.
Localizada na Avenida dos Estados, nº 2195, bairro Santa Terezinha, o espaço dispõe também às quartas-feiras, das 5h às 10h, e às sextas-feiras, das 17h às 22h, do Mercado de Flores, que funciona em uma área de 900 m², no qual são oferecidos flores naturais e artificiais, bonsais e acessórios. Outro atrativo disponível no mesmo local, entretanto, apenas às quartas-feiras, das 14h às 18h, é o Mercado de Peixes Ornamentais, onde podem ser encontrados peixes, roedores, cães, rações, acessórios, dentre outros. Para garantir maior conforto aos visitantes, são oferecidas 850 vagas de estacionamento no local.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André.
Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital.
A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links
Visite o site:
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa
Sérgio dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.';document.getElementById('cloak657cccc246877db03e41f383b1b9597d').innerHTML += ''+addy_text657cccc246877db03e41f383b1b9597d+'';