Educadores que preparam seus alunos para este evento podem se inscrever até o dia 22 de março
Santo André, 17 de março de 2015 – A XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a X Mostra Brasileira de Foguetes, promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AES), já estão com data marcada: 13 de maio. Santo André, que no ano passado se destacou por ser uma das cidades com maior participação de alunos de escolas municipais, já está se preparando. Estão abertas as inscrições para o minicurso gratuito do Planetário de Santo André, desenvolvido para professores que participarão com seus alunos da OBA. As inscrições devem ser feitas por email até o dia 22 de março.
Para participar é preciso ser professor do ensino fundamental. O conteúdo é voltado, principalmente, para as aulas do nível I ( 1º ao 5º ano). Foram abertas 100 vagas, sendo que 60% são para professores de escolas municipais de Santo André e as demais para professores de outras instituições. Serão quatro aulas presenciais (2, 9, 16 e 30 de abril) e 4 horas de atividades extras não presenciais, totalizando 20 horas.
Este minicurso é uma iniciativa do Planetário e Teatro Digital de Santo André e Núcleo de Observação do Céu, através da Sabina Escola Parque do Conhecimento e Secretaria da Educação da Prefeitura de Santo André.
Entre os temas que serão abordados na área de astronomia estão origem da terra, sua estrutura interna, mares e fusos horários, fases da lua, galáxias e sistema solar. Em astronáutica, o curso abordará a Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006, do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes), aviões, foguetes e satélites, as sondas espaciais (ex Voyager), a Estação Espacial Internacional (ISS) e o Telescópio Hubble, entre outros. As aulas presenciais acontecerão aos sábados, das 8h às 12h. Interessados devem solicitar ficha de inscrição pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Prova – As inscrições para participar da Olimpíada , porém, se encerraram no dia 13 de março. A prova da OBA ocorre totalmente dentro da própria escola e tem uma única fase. Todos os participantes, inclusive as escolas, recebem certificado. As medalhas são destinadas para os alunos com as melhores colocações (bronze, prata e outro).
Os alunos de Santo André, em 2015, conquistaram 314 medalhistas, sendo 72 de ouro, 87 de prata e 155 de bronze. Em 2014 foram 234 medalhistas, aumentando o quadro de medalhas em 35%, se comparado com 2014. Outras 13 escolas particulares e públicas da cidade participaram, totalizando 124 medalhistas. Assim, em 2015 Santo André teve 438 medalhistas, no total.
Em nível nacional, segundo o coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Prof. Dr. João B.G. Canalle, em 2015, foram distribuídas 45.650 medalhas (aumento de 7,3% em relação a 2014) entre os 838.156 alunos participantes da OBA, que também foi 8,5% superior ao ano anterior. Participaram da XVIII OBA, 9.552 escolas (aumento de 10,5% em relação a 2014), envolvendo quase 64 mil professores na preparação e organização das atividades e provas.
Minicurso do Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler para professores com alunos participantes da OBA
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)
Santo André – SP CEP: 09181-730
Telefone: 11 4422-2001
Inscrições até 22 de março por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 6,8 crianças de três meses a 3 anos de idade e 693 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18,6 mil crianças de 6 a 10 anos e 8,7 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, serão atendidas este ano cerca de 4 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, deverão ser atendidas aproximadamente mil pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, por meio de cursos livres, devem passar duas mil pessoas em 2016.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.