Salão, que será aberto em 8 de abril, contará com 131 obras de 75 artistas
Santo André, 29 de março de 2016 – A Comissão de Seleção e Premiação do 44º Salão de Arte Contemporânea de Santo André definiu, nesta semana, a lista final com o nome dos artistas selecionados e premiados neste ano. Confira os nomes abaixo. A comissão contou com a participação de Albano Afonso, Mônica Rubinho e Valdo Rechelo.
Para o coordenador da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Nilo Mattos de Almeida, o salão deste ano tem dois aspectos que merecem destaque. “O primeiro aspecto é o fato de4 o Salão manter sua abrangência e representatividade nacional, com a presença de obras de artistas de todas as regiões do Brasil, ao mesmo tempo em que se verifica também a presença consistente de artistas do Grande ABC, inclusive entre os premiados. O segundo aspecto é a ampla possibilidade de expressões que a arte contemporânea abarca atualmente, indo do desenho e pintura à performance e instalações. Ou seja, o público terá uma excelente exposição para visitar e fluir”, diz Almeida.
De acordo com os organizadores, das 189 obras de 94 artistas selecionados na primeira fase, participarão do salão neste ano 75 artistas e um total de 131 obras. Também foram premiadas 16 obras de 15 artistas e foi conferido um prêmio estímulo. A abertura do salão será em 8 de abril, dia do aniversário de 463 anos da cidade.
Neste ano, o salão recebeu 410 inscritos. A maioria das inscrições foram provenientes dos estados de São Paulo (292), Rio de Janeiro (47) e Minas Gerais (13). Da região do Grande ABC se inscreveram artistas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. A maior parte dos trabalhos inscritos são pinturas, fotografias e desenhos. No que diz respeito à idade, o mais jovem artista inscrito tem 17 anos e o de idade mais avançada, 85 anos.
O 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André através da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Criado por lei municipal em 1968, como Salão de Arte Contemporânea de Santo André, o evento se consolidou ao longo dos anos como um dos mais importantes cenários da arte brasileira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 4992-7730.
Artistas selecionados para a Fase Final do 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto:
Adriel Visoto
Agnello Augusto
Alessandra Duarte
Alexandre Assaly
Aline Sancovsky
Ana Takenaka Premiado
André Winn
Arthur Arnold
Augusto Fonseca
Bárbara Mangueira
Bete Esteves
Borsa
Brisa Noronha
Bruno Drolshagen Premiado
Bruno Makia
Bruno Novaes Premiado
Cadu Oliveira
Caio Pacela
Carlota Mason
Celestino Neto
Clarice Cunha Premiado
Cristina Suzuki
Daniel Antonio
Deborah Engel
Elisa Bueno
Elton Hipolito
Felipe Seixas
Felipe Vasconcellos
Fernanda Fernandes
Flora Assumpção
Flora Rebollo
Guilherme Boso
Itamara Ribeiro Premiado
João de Sylos
João Gonçalves
João Paulo Racy
Jorge Medeiros
Loro Verz
Louise Kanefuku Premiado
Lucas Costa
Ludmila Porto
Luiz 83
Luiz Martins
Lula Ricardi
Manuela CostaLima
Marcella Camillo
Marcelo Oliveira Premiado
Mariana Mattos Premiado
Mariana Vilela
Marinalva Rosa
Maristela Cabello
Meiko Fukimoto Premiado
Michele Martines
Nario Barbosa
Natasha Ganme Premiado
Nicholas Petrus
Pedro Gandra
Priscila Rampin Premiado
Regis Ribeiro
Renato Castanhari Premiado
Ricardo Alves
Rick Rodrigues Premiado
Rodrigo Linhares Premiado
Rodrigo Martins
Ruana Negri
Simone Fonseca
Siri
Sueli Espicalquis
Sylvana Lobo
Tatiana Cavinato
Thaieny Dias
Thany Sanches
Thiago Toes
Vinicius Duque
William Pimentel Prêmio estímulo
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.