Pontes e sinalização na estrada de acesso à parte baixa da vila também receberam melhorias
Santo André, 12 de abril de 2016 – As obras de manutenção na vila de Paranapiacaba têm prosseguimento neste ano. A principal é a reforma do Museu Castelo, um dos pontos turísticos mais procurados do local. Três pontes de madeira e a sinalização na estrada de acesso à parte baixa de Paranapiacaba também foram recuperadas recentemente.
Segundo o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, as obras do museu são realizadas pela empresa PCS Tecnologia e Locação Ltda., contratada pela administração para a manutenção dos prédios administrados pela pasta. A reforma inclui a substituição ou restauro de venezianas, a substituição de elementos estruturais de madeira de uma das paredes do prédio mais afetada pela umidade, a limpeza e remoção de superfícies mofadas, além da pintura interna e externa. Ainda de acordo com o secretário, a recuperação das pontes de madeira e da sinalização da estrada de acesso à parte baixa da vila foi realizada através de parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, responsável pela execução das obras. Neste caso as pontes passaram por completa recuperação, inclusive das estruturas, além de pintura e colocação de olhos de gato nas pontes e em toda a sinalização da estrada.
As obras no Museu Castelo são custeadas com recursos do Fundo de Gestão do Patrimônio Histórico da Vila de Paranapiacaba e Parque Andreense. No caso das melhorias nas pontes e na sinalização da estrada não houve custos para a Administração, uma vez que foram realizadas pelas equipes da SMUOSP.
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.