Ídolos e ex-craques participarão do revezamento da tocha olímpica dos Jogos da Terceira Idade de Santo André, durante cerimônia de abertura nesta segunda-feira (25)
Santo André, 20 de abril de 2016 – Em clima de Olimpíada, a 17ª edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André), com 1,2 mil inscritos, reunirá na próxima segunda-feira (25) a partir das 15h, durante a cerimônia de abertura no Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, quatro ex-atletas do cenário esportivo não apenas nacional como mundial. Entre eles, os eternos ídolos Ademir da Guia, o Divino, que comandou a Academia do Palmeiras na década de 1970, e Zé Maria, o Super Zé, lateral direito do Corinthians na época da chamada Democracia, como representantes do futebol.
Para completar a lista dos craques que participarão do revezamento da tocha olímpica do tradicional Jotisa, Marta Sobral, ex-pivô da Seleção Brasileira de Basquetebol e medalhista olímpica e pan-americana, entre as décadas de 1990 e 2000, além de ex-secretária de Esporte e Lazer de Santo André, que estará ao lado do ex-atleta Adauto Domingues, bicampeão pan-americano de atletismo em Indianápolis (1987) e Havana (1991), hoje preparador físico da equipe de handebol feminino andreense e técnico de Marilson Gomes dos Santos, uma das esperanças do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016.
“Por se tratar de ano olímpico em território brasileiro, resolvemos trazer um pouco da história do revezamento da tocha para a nossa cerimônia de abertura do Jotisa, principalmente pelo fato de Santo André ser uma das cidades que receberá o principal símbolo da Olimpíada (dia 23 de julho)”, apontou o professor de Educação Física Luiz Antonio Domingos Prado, o Teco, um dos organizadores da competição voltada ao público da terceira idade e integrante da equipe de Difusão Esportiva da pasta de Esporte e Lazer.
MODALIDADES – Neste ano, o Jotisa ocorrerá de 25 de abril a 17 de maio, dividido em 17 modalidades, para pessoas acima de 60 anos. As exceções ficaram por conta das provas de atletismo e natação, com participantes a partir de 50 anos. Os esportes restantes em disputa serão: bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, domino, gatebol, malha, tênis de mesa, tênis de campo, tranca, truco, voleibol simplificado e xadrez.
A modalidade mais procurada foi voleibol simplificado, com 156 inscritos. Sem fronteira, o Jotisa não se restringe apenas aos participantes de Santo André. É aberto aos interessados dos demais municípios do Grande ABC ou de outras cidades do Estado, com inscrição de forma individual ou por meio de clubes ou entidades. No ano passado, foram 1,1 mil inscritos.
Outra novidade, durante a cerimônia de abertura, será a entrega do prêmio especial para a melhor Torcida, que fecha o número de 17 modalidades inscritas para a edição 2016. Neste caso, o número mínimo de participantes será 20, a partir de 16 anos, mas apenas os acima de 50 anos participarão do desfile.
SELETIVA – Além de estímulo para melhora e prevenção da saúde e formação de novos grupos, o torneio serve para preparação do Jori (Jogos Regionais do Idoso), promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que ocorrerá de 8 a 11 de junho, em Itanhaém, litoral sul. No ano passado, Santo André esteve representada por 92 atletas em 14 modalidades.
Cerimônia de abertura
Data – nesta segunda-feira (25).
Horário – a partir das 15h.
Local – Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia (ginásio principal).
Endereço – Rua São Pedro, 27. Vila América. Santo André.
Entrada – Gratuita.
Sobre a Secretaria de Esportes e Lazer
Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.
A secretaria apóia ainda 32 modalidades no esporte de rendimento, além de realizar torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 km da capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º do País e o 10º no Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.