Programação terá ainda comédia, tributo a Adoniran Barbosa, exposições e cinema; Vila de Paranapiacaba terá o último fim de semana do Festival do Cambuci
Santo André, 27 de abril de 2016 – Uma das principais atrações culturais deste fim de semana serão os concertos da Orquestra Sinfônica da cidade. Sob a batuta do maestro Abel Rocha os músicos interpretarão L´Olimpiade, de Vivaldi, Música para Reais Fogos de Artifício, de Haendel, o concerto para violino e orquestra n. 5, de Mozart, e o concerto para quatro trompas e orquestra, de Schumann. As apresentações terão como convidados o violinista Eder Grangeiro, além de Vitor Ferreira, Weslei de Lima, Ricardo Cruz e Mário Rocha, nas trompas. No sábado (30) a apresentação será às 20h, no Teatro Municipal Antônio Houaiss (Praça IV Centenário, s/n, Centro). Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 19h na bilheteria. E no domingo (1º), às 19h30, na Paróquia Santa Maria Goretti (Av. Nova Iorque, 20, Utinga), entrada franca.
A agenda cultural tem muitas outras atrações, como a comédia “Mais quero asno que me carregue do que cavalo que me derrube”, que será apresentada no Teatro Municipal na quinta-feira, às 20h, com ingressos gratuitos distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h; e “João Pacífico – O Poeta da Saudade”, homenagem do Grupo de Teatro Pingo D´Água ao músico de raíz, sexta-feira, às 21h, também no Municipal. Ingressos antecipados a R$ 30. No dia, R$ 40, com meia-entrada para estudantes, aposentados e professores da rede pública estadual.
O Salão de Exposições do Paço Municipal recebe o 44ª Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, um dos mais prestigiados em todo o País. Nesta edição o público pode conferir 131 obras, entre pinturas, fotografias e desenhos, produzidos por 75 artistas. Visitas gratuitas até 4 de junho, de terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Grátis.
Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto está em cartaz a exposição “Anita Gravadora do Moderno ao Contemporâneo – Trajetória”. Com tiragens póstumas da artista Anita Malfatti pertencentes ao acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo a mostra apresenta momentos de criação da artista propondo uma reflexão sobre a arte moderna e a linguagem contemporânea. O endereço é Rua Campos Sales, 414, Centro. Visitas até 14 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. Grátis. E a Casa do Olhar leva ao espaço destinado ao Shopping Atrium a exposição “O Encontro da Cidade e seu Acervo Artístico”, com fotografias que integram o acervo artístico da cidade. O endereço é Av. Giovanni Batista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon. Visitas gratuitas de terça-feira a sábado das 12h às 18h.
Neste fim de semana a programação na Casa da Palavra Mário Quintana começa na sexta-feira, às 19h, com o lançamento do livro de poesias “Cartolas Vazias Por Sensações Sem Tréguas”, do jornalista e poeta Adilson Alchuiy. No sábado, às 15h, será apresentada a peça “Girls from Shakespeare”, que narra a história de duas jovens que se divertem ao interpretar personagens femininos do dramaturgo. Em inglês. A Casa abriga ainda a exposição “Com a palavra, Shakespeare”, que lembra os 400 anos do falecimento do escritor William Shakespeare através de painéis informativos que abordam aspectos de sua vida, o contexto histórico da Inglaterra e os personagens mais significativos de suas peças teatrais. Visitas gratuitas até o dia 30, das 9h às 17h. O endereço é Praça do Carmo, 171, Centro. E o projeto Leva&Traz, que tem como objetivo o incentivo à leitura, prossegue no Shopping Atrium, de quarta-feira domingo das 12h às 20h. Neste domingo os Coletivos Sarau da Maria e Casa Amarela realizarão intervenções poéticas e musicais. Estão previstos lançamentos com Márcia Barbieri, Escobar Franelas e Daniel Lopes. No Térreo do Atrium Shopping. Grátis.
Museu – No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, as atrações são as exposições Evoé, com objetos, fotografias e documentos pertencentes ao acervo do Museu que contam a trajetória do teatro da cidade, com destaque para o Teatro de Alumínio, Conchita de Moraes, Carlos Gomes e o Municipal, e na Sala Especial, “Luz e Sombras do Feminino”, com obras das artistas Olivia Pontes, Milena Brito e Marta Sieczak, que tratam do sentimento de ser mulher no mundo contemporâneo. Visitas gratuitas de segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30. O endereço do museu é Rua Senador Flaquer, 470, Centro.
Ocupação Adoniran – A “Ocupação Adoniran”, que visa o resgate artístico e histórico da obra do músico Adoniran Barbosa, que viveu parte de sua vida em Santo André termina neste fim de semana. Na sexta-feira, às 16h, o Bloco Embaixadores da Maloca do Barbosa se apresentará na Estação Prefeito Celso Daniel da CPTM, em homenagem a Adoniran. Na estação o público pode conferir a exposição em grafite digital do artista Bruno De Nadai retratando de forma estilizada a vida de Adoniran. No sábado, às 14h, no Largo da Estátua, no calçadão da Oliveira Lima, o Sambasó Quarteto apresentará sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca. Em seguida, às 15h30 o público poderá conferir “Adoniran, Agora Nóis Vai”, homenagem bem humorada da Cia. Pandolfo à trajetória do músico através de fatos pitorescos de sua vida. Grátis.
Nova Dança – Ainda em comemoração ao aniversário da cidade e dia da dança (29 de abril) o Centro de Dança organizou uma ocupação da área central da cidade que pretende colocar a dança em interação com o cotidiano das pessoas, fugindo do espaço tradicional do palco. No dia 29 a Cia Co, Bizz Cia de Dança, Coletivo Paisagens Flutuantes e do Grupo de Pesquisa em Dança Contemporânea do Centro de Dança, se apresentarão em locais como o calçadão da Oliveira Lima e o Paço Municipal. No dia 30, às 10h, grupos Cia Peña Flamenca, Studio Corpore Sano e o trabalho solo de Camila Bronizeski se apresentarão na Casa da Palavra e às 14h, serão exibidos trabalhos de vídeo-dança de Renata Casemiro, Camila Bronizeski, Fabiana Louro e Coletivo Apoena. No domingo, às 10h, os grupos de danças urbanas As Gurias e Chemical Funk, o Grupo Sara Fernandes e as escolas Corpore Sano, Instituto Dancetto e Kleine Szene farão apresentação no Parque Ipiranguinha. Grátis.
Forró - E no sábado, às 14h, a Tenda Amarela do Parque Prefeito Celso Daniel, receberá mais um Forró Pé de Calçada. O parque fica na Av. D. Pedro II, 940, no Bairro Jardim. Entrada franca.
Cinema – O Cineclube Santo André neste sábado terá sessão dupla. A partir das 18h30 será exibido o curta-metragem “Dá Licença de Contar”, de Pedro Serrano, que recria o universo das canções de Adoniran Barbosa. Numa conversa de boteco, um homem de chapéu, gravata borboleta e bigode conta a um jovem garçom os causos vividos em sua juventude. (2015, 17’, Livre). E às 19h será a vez da adaptação de Orson Welles para a obra “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes. Na produção, Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança viajam pela Espanha da década de 1960, e mostram os costumes e pessoas daquele País. (1992, 116´, legendado, indicado para maiores de 16 anos). Entrada franca. A exibição, no Auditório Heleny Guariba (Praça IV Centenário, s/n, Centro), é uma iniciativa da Escola Livre de Cinema e Vídeo em parceria com o Sesc Santo André.
Também no sábado (30), o projeto Cine Solar, realizará no Cesa Cata Preta série de atividades. A partir das 15h, será instalado um grande painel de tecido usando técnicas de grafite e estêncil, apresentação do veículo Cine Solar, com informações sobre seu funcionamento, bem como da energia solar. A partir das 18h haverá exibição de filmes. O endereço é Estrada do Cata Preta, 810, Vila João Ramalho. Grátis.
13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba – Na vila de Paranapiacaba, no sábado e domingo, acontecerá o último fim de semana do 13º Festival Gastronômico do Cambuci. Nos dois dias, das 10h às 17h, quem for à vila poderá conferir a feira de produtos e artesanatos no antigo Mercado e o roteiro gastronômico nos empreendimentos locais, entre outras opções. Considerada patrimônio histórico nacional, a vila oferece também série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental. Confira mais informações em: Ou no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba, tel. 4439-0109.
A programação cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André, que em abril comemora os 463 anos. O conteúdo completo está disponível em: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0577.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.