Atividade acontecerá em 21 de maio; inscrições gratuitas podem ser feitas até 13 de maio
Santo André, 28 de abril de 2016 – Em maio, a Vila de Paranapiacaba receberá o 2º Encontro de Pesquisadores do Parque Nascentes, unidade de conservação de proteção integral criada pela Prefeitura da cidade em 2003. A atividade será realizada no dia 21, das 9h às 16h, no Clube União Lyra-Serrano. O encontro é aberto a todos os interessados, que podem se inscrever gratuitamente encaminhando mensagem até 13 de maio para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e informar nome completo, telefone de contato, escolaridade e instituição a que pertence. Haverá emissão de certificado de participação para os inscritos neste período. Confira a programação completa a seguir.
Desde sua implantação, entre as ações para a preservação de seus recursos naturais está o estímulo à realização de pesquisas científicas e acadêmicas. Entre outros, quatro teses de doutorado, três dissertações de mestrado, outros três trabalhos de conclusão de curso, além de diversas pesquisas e trabalhos técnicos, entre eles o próprio Plano de Manejo da unidade. Os resultados destes trabalhos contribuíram na gestão e planejamento de ações do parque. Alguns deles foram mostrados durante o 1º Encontro, realizado em outubro de 2015. De acordo com os organizadores, este encontro contribuiu para a discussão da importância da região de Paranapiacaba (antigamente chamado Alto da Serra) enquanto patrimônio natural, científico e cultural da região de florestas da Serra do Mar.
Ainda segundo os organizadores, o 2º Encontro abrigará discussões acerca da relevância do Alto da Serra para o estado atual do conhecimento científico e acadêmico sobre a biodiversidade e também de sua importância estratégica para a conservação e preservação da biodiversidade e do patrimônio natural. Para o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, que participará da abertura, esse tipo de encontro contribui muito para uma melhora na gestão dessa importante Unidade de Conservação, e possibilita ainda a ampla divulgação das várias pesquisas já realizadas no Parque ao longo desses últimos anos. “Esperamos que esse encontro se consolide como parte integrante do calendário anual oficial dos eventos realizados na Vila de Paranapiacaba, pois esse nosso patrimônio tem sua importância cultural, arquitetônica e ambiental”, afirmou.
Mata Atlântica – O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma unidade de conservação criada pela Prefeitura de Santo André em 2003 para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila. Em uma área de mais de quatro milhões de m², encontram-se uma grande riqueza da fauna e flora local. Outra atração local são as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings e que dão o nome à unidade. O parque conta com seis trilhas abertas que tem visitas controladas realizadas com acompanhamento de monitores ambientais, que são moradores de Paranapiacaba e foram capacitados pela gestão. Os monitores estão habilitados a receber os visitantes e mostrar a beleza da área. O Parque está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
O 2º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é organizado pela Secretaria de Gestão de Recursos naturais de Paranapiacaba e Parque Nascentes. A programação completa estará disponível em www.santoandre.sp.gov.br. Mais informações e inscrições pelos telefones 11 4439-1308 / 1323 ou pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Programação do 2º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
9h – Inscrições e credenciamento
9h45 – Abertura: Ricardo Di Giorgio, secretário Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.
10h – Entendendo o Parque Nascentes de Paranapiacaba
Palestrante: Leandro Wada Simone – mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC, é gerente de Recursos Naturais da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense – Prefeitura de Santo André
10h15 – Uso de plantas medicinais pelos moradores da vila de Paranapiacaba
Palestrante: Bárbara Molina Mourad – graduanda em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC
10h45 – Fitofisionomias de Paranapiacaba e Parque Andreense, Santo André - SP
Palestrante: Renata Jimenez de Almeida-Scabbia – doutora e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é professora da Universidade de Mogi das Cruzes
11h15 – As aves: uma revisão histórica do conhecimento ornitológico em uma reserva de Mata Atlântica do Estado de São Paulo
Palestrante: Luís Fábio Silveira – doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, é professor no Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo
11h45 – Mesa de encerramento do período da manhã
12h15 – Almoço
13h45 – Distribuição da ictiofauna do Rio Grande e níveis de exposição ao mercúrio ao longo de seu eixo e na zona de influência da Represa Billings
Palestrante: Natalia Furlan – mestre em Pesca e Aquicultura pelo Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, é bióloga na CETESB.
14h15 – Diversidade nas assembleias de aranhas em duas diferentes morfologias de cactos epífitos na Reserva Biológica Natural de Paranapiacaba e expectativas para os trabalhos de interação aranhas-plantas no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.
Palestrante: Zedenil Rodrigues Mendes – mestrando no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
14h45 – Mesa de encerramento do evento
Serviço:
2º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Dia 21 de maio, das 9 às 15h15
Local: Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n, parte baixa da Vila)
Inscrições gratuitas até 13 de maio através pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo tel. tel. 11 4439-1308 / 1323
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.