Programação, com entrada franca, acontecerá nos dias 2, 16 e 30 de maio
Santo André – 2 de maio de 2016 – Em maio, o público da cidade poderá acompanhar algumas das produções da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. As exibições terão início no dia 2, no Auditório Heleny Guariba, na Praça IV Centenário, s/n, Centro. Entrada franca.
Na abertura, no dia 2, às 15h, o público poderá conferir o curta-metragem “Abraço de Maré”, de Victor Ciriaco, que traz para a tela a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi (Brasil, 2013, 16 min. Livre), e o longa “Félix, o Herói da Barra”, de Edson Fogaça, que mostra a luta da comunidade de Barra de Araoeira, no Tocantins, pelo direito de ocupar a terra que pertenceu a Félix, ex-escravo e fundador da comunidade (Brasil, 2015, 72 min. Livre).
A programação terá prosseguimento nos dias 16 de maio, às 15h, quando serão exibidos “O Muro é o Meio”, de Eudaldo Monção Jr. (Brasil, 2014, 15 min. Recomendado para maiores de 10 anos) e “Porque Temos Esperança”, de Susana Lira (Brasil, 2014, 71 min. Recomendado para maiores de 10 anos), e 31 de maio, às 15h, quando as atrações serão “Do Meu Lado”, de Tarcísio Lara Puiati (Brasil, 2014, 14 min. Livre) e “500 Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina”, de Alexandre Valenti (Argentina/Brasil, 2013, 100 min. Indicado para maiores de 12 anos).
A 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André e a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal e tem produção do ICEM - Instituto de Cultura em Movimento. Mais informações: http://elcv.art.br/santoandre/eventos_detalhe.php?id_sub=261
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.