Tenda instalada na Praça do Carmo, no centro, vai oferecer entre os dias 2 e 7 deste mês uma série de atividades destinadas aos empreendedores da cidade e região do Grande ABC
Santo André, 2 de maio de 2016 – Realizada pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura de Santo André e outras entidades dentre elas a ACISA (Associação Comercial de Santo André), SESCON (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) e os Correios teve início nesta segunda-feira (2) – segue até o sábado (7) – a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O objetivo da ação é contribuir para o fortalecimento da economia local, levando aos potenciais futuros empreendedores informações que possam auxiliá-los no planejamento de pequenos empreendimentos capazes de gerar postos de trabalho e renda própria, como alternativa à diminuição das oportunidades de trabalho.
“Esta semana promovida pelo SEBRAE soma-se aos esforços que a Prefeitura tem realizado para estimular e fortalecer o empreendedorismo em nossa cidade, principalmente, por meio da Sala do Empreendedor. Além disso, a programação permitirá que mais pessoas possam compreender as vantagens de formalizarem o seu negócio”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula.
“A partir do momento que foi institucionalizada a figura do MEI o SEBRAE tem atuado no apoio, orientação e formalização deste tipo de empresário. Hoje em dia é muito relevante, pois, praticamente metade das pequenas empresas são empreendedores individuais. Por isso a importância deste evento e de estarmos aqui. A gente agradece o apoio da Prefeitura e dos demais parceiros neste trabalho”, disse o gerente regional do SEBRAE ABC, Arthur Achoa, ao concluir que depois de receber cerca de mil pessoas no ano passado, para a edição de 2016 deverá ocorrer um aumento de 20% no público que procurará a tenda.
Para conferir a relação completa de todas as atividades que compreendem a Semana do MEI 2016 .
Durante esta semana serão oferecidas, gratuitamente, uma série de atividades que inclui palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, capacitações, orientações, consultorias e esclarecimentos sobre a formalização para os interessados em aprimorar a gestão do negócio e aumentar a qualidade, a produtividade e a competitividade da empresa. Serão realizadas ainda outras ações na região, porém, com maior intensidade em Santo André.
Técnicos da Prefeitura de Santo André, por meio da Sala do Empreendedor, estarão presentes para orientar os empreendedores em especial os MEI, dentro do Projeto MEI Legal Santo André, que visa regularizar o cadastro dos Micro-empreendedores Individuais que se registraram no Portal do Governo Federal – Portal do Empreendedor, porém não se cadastraram no município.
“Acho muito bom estes serviço, pois muitas pessoas trabalham ou enfrentam outras situações como eu que estou com um problema na perna e não tem tempo de passar em vários lugares. O bom deste espaço é que é possível receber diversos tipos de atendimento para diversos serviços em um único lugar. Isso facilita bastante”, parabenizou a autônoma Diane Castro Pinheiro, de 36 anos, moradora da Vila Progresso, em Santo André.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infra-estrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.
Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, entre as quais, destacam-se o Banco do Povo Paulista, ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas cotemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: www.twiter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.