Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Santo André e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
MAI
13
13 MAI 2016
Prefeitura realiza segundo censo de haitianos neste sábado (14)
receba notícias

 Além do cadastramento, imigrantes poderão se informar sobre cursos gratuitos, fazer ficha para emprego, tirar carteira de trabalho e até aferir pressão, a partir das 10h

Santo André, 12 de maio de 2016 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, realiza neste sábado (14) o segundo cadastramento da comunidade haitiana residente na cidade. O primeiro ocorreu em 31 de janeiro de 2015 e teve a participação expressiva dos imigrantes. Neste ano, a ação começará às 10h e seguirá até as 19h30, na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João de Barros, no Bairro Utinga. Em seguida, haverá apresentação cultural organizada pelos integrantes da comunidade em comemoração ao dia da bandeira daquele país.

Com a iniciativa, a Administração quer traçar perfil da comunidade que está instalada na cidade e, dessa forma, detectar suas carências e planejar ações que atendam as necessidades do grupo. A ficha cadastral, que será preenchida na hora, solicita informações, como idade, estado civil, se possui filhos, se tem interesse em estudar, nível de escolaridade, religião e se está inserido no mercado de trabalho.

Quem comparecer ao local receberá, ainda, informações sobre opções de cursos gratuitos profissionalizantes, por meio da Secretaria de Educação na atividade. Há opções nas áreas de alimentação, construção civil, imagem pessoal, tecnologia da informação, comunicação (informática) e administrativa. Além do curso de produção de eventos oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

A ação disponibilizará ainda monitoramento da saúde, com a realização de exames de diabetes e aferição de pressão, por meio de parceria com a Secretaria de Saúde. Também será realizado cadastro para emprego e emissão da carteira de trabalho para quem levar a documentação necessária – RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) e foto 3x4, ações em parceria da Secretaria do Trabalho com a Delegacia Regional do Trabalho de Santo André.

Além disso, haverá atividades recreativas com bola e jogos de tabuleiros, assinadas pela Secretaria de Esporte e Lazer, para adultos e crianças. A partir das 19h30, terá início a programação cultural, com direito a cantos e oratórias sobre a história da bandeira do Haiti.

Em Santo André, os primeiros haitianos chegaram em 2011, após terremoto assolar o país caribenho. A maioria conseguiu visto para permanecer legalmente no Brasil, além de carteira de trabalho. A população estimada é de 700 residentes no município – grande parte instalada entre os bairros Utinga e Vila Metalúrgica. Nos anos de 2014 e 2015 , cerca de 320 haitianos participaram do curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, por meio do Departamento de Humanidades, em parceria com a Secretaria de Educação. Neste ano, 90% dos alunos inscritos nos cursos Organização de Eventos e Recepcionista de Eventos, do Pronatec, eram compostos de haitianos.


Cadastramento da comunidade haitiana
Data e Horário: sábado (14), às 10h.
Local: Emeief Professor João de Barros Pinto.
Endereço: Rua Londres, 444. Bairro Utinga. Santo André

Mais informações para a imprensa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Paola Zanei
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia