Revelação das categorias de base do basquete feminino, Raphaella da Silva disputará campeonato em Zaragoza, na Espanha, de 22 de junho a 2 de julho; apresentação será neste domingo (29)
Santo André, 25 de maio de 2016 – Revelação do basquete feminino de base de Santo André e promessa futura olímpica, a pivô Raphaella Marciano da Silva, 17 anos, foi convocada novamente para defender a Seleção Brasileira. No entanto, pela primeira vez, para um Campeonato Mundial da categoria em solo europeu, mais precisamente em Zaragoza, na Espanha, de 22 de junho a 2 de julho. Campeã sul-americana sub-17 e eleita a MVP (jogadora mais valiosa) no Paraguai em dezembro de 2015, a atleta se apresentará à técnica Anne Freitas Sabatina neste domingo à tarde (29) no Círculo Militar, em São Paulo.
Dali, as representantes do Estado seguirão para Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais, onde se juntarão ao restante do selecionado brasileiro e ficarão concentradas para o Mundial. “Praticamente, um mês direto de treinamento para o campeonato”, afirmou a pivô representante de Santo André, que nasceu em Miracema, região noroeste fluminense do Rio de Janeiro. No município do Grande ABC, aportou aos 12 anos nas categorias de base do basquetebol.
A maratona puxada de treinamento já não mais assusta Raphaella, uma vez que faz parte de sua rotina diária no Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, na Vila América. A pivô se divide em quadra entre os treinos das equipes sub-17 e adulta Santo André/Apaba, respectivamente, das 17h às 18h30, e das 15h às 17h, de segunda a sexta-feira. Neste momento, as duas categorias disputam o Campeonato Paulista. Detalhe: no equipe principal, entre outras jogadoras, fica ao lado da ala Jaqueline Silvestre, 30 anos, que atualmente está com a Seleção Brasileira em Barsiquemeto, na Venezuela, onde o 35º Sul-Americano se encerrará nesta quinta-feira (26) – a competição é preparatória para a Olimpíada Rio-2016.
“Treinei muito para ser convocada”, admitiu a pivô, que, além de feliz com a nova conquista, se mostra ansiosa em viajar, pela primeira vez, para a Europa. “Será também meu primeiro Mundial, que terá equipes fortes em disputa do título”, apontou a atleta, que aproveitará para arrumar a mala neste feriado de Corpus Christi (26). Entre os pertences, além das roupas e tênis de treino, Raphaella contou que não pode faltar a Bíblia. “Sempre oro”, confidenciou a jovem jogadora, que pretende se formar em engenharia civil.
ADVERSÁRIOS – Na competição, o Brasil estará ao lado dos donos da casa, de Portugal e Mali, no grupo D. No total, serão 16 seleções femininas divididas em quatro grupos, com quatro participantes. Todas as equipes se classificarão, automaticamente, para as oitavas de final, mas a posição de cada uma definirá os confrontos da etapa seguinte. Na segunda fase, a partir do dia 27 de junho, a Seleção terá como adversário uma dos quatro times do grupo C: Estados Unidos, Itália, República Tcheca e Coreia.
Pela primeira vez, tanto mulheres quanto homens competirão na mesma sede e data, porém em horários diferentes. No entanto, a Seleção Masculina não estará representada no Mundial Sub-17 de Zaragoza, segundo a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) – também serão 16 equipes.
Sobre a Secretaria de Esportes e Lazer
Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer tem o objetivo de potencializar o acesso e a democratização do desporto e lazer para a melhoria da qualidade de vida da população de Santo André.
Dessa forma, a Pasta mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade, como campeonatos de skate e basquete 3x3 (disputado por trios de jogadores em apenas uma das metades da quadra). Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.
A secretaria apóia ainda 32 modalidades competitivas no esporte de rendimento, além de realizar vários torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Atualmente possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 km da capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º do País e o 10º no Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.