Programação terá novidades como concurso fotográfico e inauguração da sala de vídeo do Centro de Visitantes do Parque Nascentes
Santo André, 31 de maio de 2016 – No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Escola de Formação Ambiental (EFA) preparou uma extensa programação com oficinas, palestras e sessões de vídeo. As novidades serão a realização de um concurso de fotografias do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, que neste mês também completa 13 anos; e a inauguração da sala de vídeo do Centro de Visitantes do Parque. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 4439-5022.
Neste mês as atividades terão início no dia 5, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, quando serão realizadas atividades de sensibilização ambiental com visitas ao Núcleo Olho D’Água do Parque Nascentes. Inscrições no local. Também será aberta ao público a sala de vídeo do Centro de Visitantes (CV) do Parque Nascentes com exibição, dos documentários ‘100 anos Luz’, ‘SPR’, além de filmes da Mostra do ‘Circuito Tela Verde’ e imagens do Parque Nascentes visto por cima. As apresentações acontecerão também nos dias 11 e 12, 18 e 19 e 25 e 26 de junho, sempre das 10h às 12h, e das 14h às 16h. Grátis. No dia 5 terá início também a pesquisa de satisfação dos visitantes do parque. As informações auxiliarão a equipe gestora no planejamento de ações de uso público do local. O endereço do CV é Rua Direita, 371, tel. 4439-0321.
Os moradores da Vila de Paranapiacaba terão duas oportunidades de conhecer o Parque Nascentes. No dia 18, a visita será nas trilhas da Água Fria, da Pontinha e Caixa do Gustavo, e no dia 25, o Núcleo Olho D´Água e trilha do Mirante. A inscrição deve ser feita no CV de 5 a 16 de junho, e o morador deverá apresentar comprovante de endereço. A saída, nos dois dias, será do próprio CV às 10h. Durante o passeio, além de conhecer detalhes da biodiversidade local, os moradores poderão contar histórias a partir de suas memórias, experiências e vivências no local, que ajudarão a equipe do Parque a reunir informações sobre práticas culturais e o uso da área pelos antigos moradores. E no dia 24, das 14h às 16h, será realizado o Trekking Ambiental Juvenil, destinado a jovens de 12 a 14 anos, e que envolverá gincana temática no Núcleo Olho D´Água do Parque Nascentes.
Oficinas e projeto EFA Itinerante – Nos dias 7 e 10, às 9h, o público poderá conferir a oficina ‘Alimentação para Sustentabilidade’. Com quatro horas de duração, a atividade, realizada em parceria com o Sesi, abordará a questão do consumo responsável e do aproveitamento integral dos alimentos. Os encontros serão na EFA Billings (Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5), e contarão com aula teórica e prática baseada no reaproveitamento de alimentos e suas cascas. Haverá certificado para os participantes. A oficina ‘Arte e Decoração com papel’ acontecerá nos dias 14 e 17, das 14h às 16h. A atividade envolverá a sensibilização quanto à importância do consumo responsável e as possibilidades de reutilização de jornal e revista na confecção de objetos de decoração. Os inscritos deverão levar jornais e revistas. Para ambas as vagas são limitadas.
Neste mês o projeto EFA Itinerante: Florestas e Mananciais será realizado nos dias 14 e 30, das 14h às 16h. A atividade de sensibilização ambiental realizada em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social Móvel, voltada a moradores da região de Paranapiacaba e Parque Andreense, contará com a realização de rodas de conversa e oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis. Já nos dias 16, 17, 21, 23 e 28, será realizado o projeto EFA Itinerante: A Mata Atlântica e seus recursos naturais. Trata-se de atividade de sensibilização ambiental destinada a escolas da região de Paranapiacaba e Parque Andreense envolvendo temas como os benefícios da conservação da Mata Atlântica, biodiversidade e utilização de recursos naturais. Os encontros serão das 9h30 às 11h, e das 13h30 às 15h.
Ainda em junho, no dia 20, no sentido de reforçar o Programa de Reflorestamento desenvolvido na região de Paranapiacaba e Parque Andreense, serão realizadas ações educativas voltadas à importância da conservação das florestas para a manutenção dos recursos hídricos. A atividade acontecerá no Posto de Saúde do Parque Andreense (r. Ibertioga, s/n) das 9h às 11h30. Os participantes poderão adotar uma muda que, mediante cadastro, terá o seu desenvolvimento acompanhado por representantes do Programa. NO mesmo dia o geógrafo Newton José Barros Gonçalves, gerente de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André, proferirá a palestra “A importância das áreas de mananciais de Santo André’. As áreas de mananciais de Santo André ocupam 53% do território da cidade e possuem grande quantidade de nascentes e cursos d´água, extensa cobertura vegetal de Mata Atlântica bem conservada e fauna bastante rica e diversificada. A atividade acontecerá na EFA Billings das 14h às 16h. Haverá certificado para os participantes.
Para encerrar a programação do mês, nos dias 27 e 30 serão realizados os Encontros de Agentes Ambientais Mirins. Voltado a crianças residentes na região de Paranapiacaba e Parque Andreense, neste mês a atividade terá como tema ‘Manancial: que lugar é esse?’. Os encontros serão das 9h30 às 11h, e das 13h30 às 15h.
Concurso fotográfico – Em comemoração aos 13 anos, será realizado o 1º Concurso de Fotografias do Parque Nascentes de Paranapiacaba. Para participar basta visitar o local, tirar a foto e postar no Facebook da Prefeitura de Santo André. O concurso está disponível no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br). Um júri de sete, composto por fotógrafos profissionais, artistas e moradores da vila selecionarão as 20 melhores imagens, que serão impressas e expostas no Centro de Visitantes do Parque. O autor da melhor foto também receberá uma impressão especial de sua imagem. Inscrições até 26 de junho. A curadoria para seleção das melhores fotos será realizada no dia 29 e a divulgação dos resultados será no dia 30, no site da Prefeitura. Já cerimônia de premiação será no dia 16 de julho, às 11h, no Centro de Visitantes do Parque. você encontra o edital completo.
A Escola de Formação Ambiental Billings é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsável pela administração da região de proteção e recuperação de mananciais de Santo André e Vila Ferroviária de Paranapiacaba. A cada mês, a escola organiza uma programação com oficinas, cursos, visitas pedagógicas e palestras. O endereço da escola é Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, no Parque Andreense. Inscrições e mais informações pelo tel. 4439-5022 ou pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
SERVIÇO
Programação da Escola de Formação Ambiental Billings – Junho 2016
Oficinas, palestras, visitas ao Parque Nascentes e concurso fotográfico, entre outras atividades
Inscrições e informações: (11) 4439-5022 ou pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Toda a programação é gratuita.
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.