PEIEX, realizado pela Apex-Brasil, em convênio com a Fundação Vanzolini, foi apresentado a empresários das sete cidades. Inscrições abertas
Santo André 3 de junho de 2016 – Modernizar e capacitar empresas por meio de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas e preparar esses empreendimentos para o mercado externo. Essas são as premissas do PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora, apresentado aos empresários do ABC na última terça-feira (31), pela Fundação Vanzolini, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
O Projeto é realizado por meio de convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos – Apex-Brasil, e a Fundação Vanzolini, com objetivo de promover a competitividade e o potencial exportador das empresas participantes (inscrições pelo site http://sistemas-producao.net/peiex).
As atividades seguem dois focos estratégicos: inovação para aprimoramento de capacidade técnico-gerencial (desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de negócios que gerem valor agregado e vantagem competitiva); e cultura exportadora (visão estratégica de oferta de produtos com foco nas demandas dos clientes, inclusive mercados externos, tendo conhecimento de trâmites e exigências de comércio exterior, bem como modelando o negócio para atender aos mercados potenciais).
Mais de 100 empresários, profissionais e representantes de instituições da região, como Sebrae, Senai, Senac, Universidade Federal do ABC e Universidade Metodista de São Paulo, acompanharam a explanação que ocorreu na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por Felipe Bussinger Lopes, da Fundação Vanzolini, responsável pela Gestão dos Núcleos do PEIEX no Estado de São Paulo.
Bussinger apontou pontos considerados fundamentais para fortalecer o potencial exportador das empresas brasileiras. Uma das questões é a necessidade de ter a exportação como um investimento estratégico de longo prazo, mantendo relações permanentes e estáveis entre fornecedoras e clientes, independente da variação cambial.
“Nosso interesse é deixar o mercado brasileiro mais forte para trabalhar o mercado internacional, sendo também um elo de oportunidade entre diferentes parceiros. Atuar em comércio exterior é quase como manter uma nova unidade de negócio. Com o PEIEX, as empresas melhoram em gestão de processos, pessoas e produtos. O projeto exige o empenho da empresa para aprender a forma de melhorar seu desempenho”, afirmou Bussinger.
Por meio da capacitação e assessoria gratuita para as empresas, o PEIEX contribui para a ampliação do acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e setor privado; introduz melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas; contribui para a elevação de emprego e renda; promove a capacitação para a inovação; e promove a interação e cooperação entre as empresas e instituições de apoio.
O PEIEX utiliza seis diretrizes estratégicas para garantir mais competitividade às participantes: gestão estratégica; finanças e custos; capital humano; vendas e marketing; comércio exterior; e produto e produção.
Durante a apresentação do Projeto, foram esclarecidas questões relacionadas à metodologia do PEIEX, bem como etapas de execução e cronograma das ações, que devem ter início ainda neste semestre. Em um prazo estimado de quatro meses, as empresas deverão ter iniciado a implantação das melhorias propostas pelos técnicos e especialistas da Fundação Vanzolini durante o diagnóstico dos pontos fracos e das potencialidades de cada um dos negócios.
Até 2018, serão atendidas 1.400 empresas em todo o Estado de São Paulo – subdividido em cinco macrorregiões (Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Ribeirão Preto).
As empresas que aderirem ao PEIEX receberão visita de técnico para início do trabalho de diagnóstico, que verificará possíveis melhorias para as empresas. Em seguida, serão implantadas mudanças necessárias, que, ao final do processo, serão avaliadas pela equipe do projeto.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, professor Joaquim Celso Freire Silva, reiterou o apoio da entidade regional aos projetos de estímulo à competitividade de negócios nas sete cidades, a exemplo do PEIEX. “Devemos ter papel cada vez mais atuante para ligar empresários às oportunidades, de forma a promover a inovação, compreender o ambiente e trabalhar na buscar de novos espaços para os empreendedores da região”, declarou.
Participaram da solenidade de abertura da apresentação do PEIEX, além do presidente da Agência GABC, o diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Hamilton Lacerda, o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, coordenador do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico do Consórcio, que informou haver novas ações e projetos em planejamento para fomentar o comércio exterior. “Os Secretários de Desenvolvimento Econômico dos sete municípios região estão elaborando um programa de apoio e fortalecimento às atividades de exportação na região . Queremos que esta seja uma linha de trabalho perene no âmbito das Secretarias Municipais e da Agência de Desenvolvimento”.
Secretários e gestores da área de desenvolvimento econômico das prefeituras dos sete municípios também acompanharam o evento e apoiaram as ações de divulgação do PEIEX para empresas da região.
O PEIEX foi uma das atividades apresentadas pelo presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, durante sua participação na Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no mês de abril. À ocasião, Barioni reforçou aos prefeitos o compromisso da Apex-Brasil com a região.
De 2011 a 2015, o projeto atendeu, por meio de convênio entre a Apex-Brasil e a Fundação Vanzolini, 1.342 empreendimentos em todo o Estado de São Paulo. No Grande ABC, durante o período, foram 83 empresas contempladas. Os setores com maior participação na região foram metal mecânico, metalúrgico, de maquinas e equipamentos, químico, de confecções e de autopeças.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infra-estrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.
Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, entre as quais, destacam-se o Banco do Povo Paulista, ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas cotemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: www.twiter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Joyce Cunha
Assessora de imprensa
Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André-SP
(11) 4433-7353 (direto) / 4433-7352 (pabx)
www.agenciagabc.com.br
www.facebook.com/agenciagabc
https://twitter.com/agenciagabc