Competição estadual para público acima de 60 anos será realizada de 8 a 12 de junho, em Itanhaém; 28 cidades participarão
Santo André, 3 de junho de 2016 – Em ano olímpico, Santo André é uma das 28 cidades participantes do 20º Jori (Jogos Regionais do Idoso), que serão realizados de 8 a 12 de junho, em Itanhaém, litoral sul – as competições terão início a partir da quinta-feira (9), em vários ginásios e centros esportivos do município praiano, após a cerimônia de abertura. A delegação andreense estará representada por 86 atletas, acima de 60 anos, em 14 modalidades. A tradicional competição é realizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, entre outros. O número oficial de participantes ainda não foi fechado pela Comissão Organizadora.
Em 2015, o município andreense ficou em quinto lugar entre 43 inscritos e 2.630 atletas, aliás, melhor classificação em sete participações no torneio. Outro recorde ficou por conta do número de representantes da cidade que disputaram as provas: 92 esportistas. Santo André foi campeã geral no atletismo feminino, na natação masculina e na dança de salão A – de 60 a 69 anos, bolero e samba, além de vice-campeã no tênis de mesa feminino A.
Neste ano, mais uma vez, o município está inscrito nas 14 modalidades, divididas nas categorias feminina, masculina e mista, dependendo do esporte: atletismo (corrida), bocha, buraco, coreografia (dança), dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. A competição estadual será classificatória para os JAI (Jogos Abertos do Idoso) 2016, que ocorrerão praticamente na sequência em Barretos, cidade do interior do Estado, de 29 de junho a 4 de julho, de acordo com o cronograma da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
PÓDIO – Do grupo, Santo André tem chances de medalhas, e, consequentemente, classificação para os Jogos Abertos do Idoso, com Sueko Nakarrarada, 69 anos, que busca o octacampeonato no atletismo. No tênis de mesa, Dalva Tanaha, 62 anos, é outra esperança de pódio. Mais do que títulos, o Jori busca promover a integração do pessoa da terceira idade na sociedade, com o incentivo à prática de atividades físicas e desportivas.
A delegação andreense terá 113 integrantes – 86 atletas e 27 profissionais, entre técnicos, professores, monitores, motoristas e pessoal do administrativo da Secretaria de Esporte e Lazer. O primeiro ônibus rumo à Baixada santista deixará o Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia na próxima quarta-feira (8), às 20h – as primeiras competições serão malha, bocha, coreografia e vôlei adaptado.
JOTISA – Para chegar ao Jori, os 86 atletas classificados passaram, antes, pela 17º edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André), que neste ano reuniu 1,2 mil esportistas, de 25 de abril a 17 de maio. Nesta sexta-feira pela manhã (3), no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo, ocorreu a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas aos vencedores, com presença do prefeito Carlos Grana.
Sobre a Secretaria de Esportes e Lazer
Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.
A secretaria apóia ainda 32 modalidades no esporte de rendimento, além de realizar torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 km da capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º do País e o 10º no Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.