Ação do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) visa manter a fluidez no tráfego e destinar espaço para ciclistas
Santo André, 16 de junho de 2016 - A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), iniciou dois processos de alteração no viário da cidade, com proibição de estacionamento na Avenida Queirós dos Santos, no trecho entre a Rua Margarida e Rua Siqueira Campos, para implementação de complemento da ciclovia Pedroso-Estação, executada pela empresa Brookfield. Além desta, o DET alterará a partir do próximo fim de semana, a mão de direção da Rua Natal em toda a sua extensão, que passará para mão única no sentido centro/bairro.
O diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego, Epeus Monteiro, frisou que, especificamente na Rua Natal, a mudança vai proporcionar maior fluidez na via. “A rua não comportava mais mão dupla com estacionamento permitido, por conta do grande fluxo de veículos, justificado através de estudos de tráfego”, apontou.
Equipes do DET permanecerão nos dois locais, com agentes e viaturas para monitoramento do trânsito, durante uma semana. A atuação será mais intensa neste período e, em horários alternados, por 30 dias, de forma esporádica. A previsão de conclusão do complemento da obra da ciclovia do Pedroso-Estação é até o fim deste mês.
Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos
A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos.
Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.