Espaço, único do gênero no Estado, é utilizado para fins educacionais; horto medicinal também recebeu melhorias
Santo André, 28 de junho de 2016 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta terça-feira, 28, o cactário do Parque Escola todo recuperado e revitalizado. O espaço, único do gênero no Estado de São Paulo, recebeu solo novo, novas espécies, iluminação especial, além de detalhes decorativos e lúdicos que ilustram as origens das plantas. “O Parque Escola é um espaço muito importante para a cidade e que merece toda a nossa atenção e cuidado, pois possibilita às crianças a oportunidade de um aprendizado muito mais interessante dos assuntos realizados à natureza e Biologia”, destacou o prefeito Carlos Grana durante a cerimônia de entrega do espaço.
O cactário possui mais de 100 espécies de suculentas, entre elas os cactos, concentrados em um espaço ao ar livre. O local tem mais de dez anos e, segundo a bióloga, Kika Costa, a troca do solo e outras ações de recuperação eram muito importantes para a sobrevivência das espécies.
A revitalização do cactário faz parte de um processo mais amplo de reformulação e melhorias do Parque Escola, espaço voltado para a educação ambiental e divulgação da importância da sustentabilidade. O horto medicinal também está com cara nova. Atualmente, o horto medicinal possui 68 espécies de ervas que são utilizadas para fins pedagógicos. Todas estão plantadas de forma ordenada e com placas indicativas para que possam ser reconhecidos pelo visitante. Entre as plantas estão a Curuma, que combate bactérias e fungos; o alecrim cuja função é produzir neurotransmissores responsáveis pelo bem estar e, por isso, é conhecida como “erva da alegria”, e a alfazema, que atua como calmante, combate a insônia e a depressão.
No processo de revitalização, o Parque Escola ganhou novos espaços: a composteira, a sala de articulados (artrópodes), a sala de animais camuflados, a sementeira e o pomar, além de melhorias em espaços já tradicionais, como o orquidário, o bromeliário e os tanques de plantas carnívoras.
Parque Escola - O Parque Escola de Santo André tem boa parte dos seus 50 mil metros m² ocupados por plantas originárias da Mata Atlântica, em uma área que é desconhecida de muita gente que nasceu na cidade. Foi criado em 1997, para a educação ambiental e sustentabilidade, por isso o espaços tem os estudantes como seu maior público. No entanto, o Parque Escola mantém uma programação mensal aberta à população, com oficinas, cursos e palestras, sempre voltados para botânica, sustentabilidade e reciclagem.
Além do bosque, que tem pista de caminhada aberta o dia todo, o espaço possui, por exemplo, cactário, viveiro de plantas carnívoras, composteiras, pomar, horta orgânica, estufa de mudas e muito mais. O endereço é Rua Anacleto Popote, 46, Valparaiso.
Foto anexa
Crédito: Júlio Bastos/PSA
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 6,8 crianças de três meses a 3 anos de idade e 693 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18,6 mil crianças de 6 a 10 anos e 8,7 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, serão atendidas este ano cerca de 4 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, deverão ser atendidas aproximadamente mil pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, por meio de cursos livres, devem passar duas mil pessoas em 2016.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Paola Zanei – 4433-0133
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.