Atividade realizada no Centro de Formação de Professores Clarisse Lispector reuniu, durante a manhã desta quarta-feira (29), boa parte dos conselheiros mirins da cidade
Santo André, 29 de junho 2016 – A Prefeitura de Santo André encerrou na manhã desta quarta-feira (29) o ciclo de plenárias de prestação de contas realizadas por meio da Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo com a plenária do OP Criança. Diferentemente dos outros 20 encontros direcionados aos adultos, a apresentação de hoje foi diferente, pois o foco foi para os conselheiros mirins, alunos da rede municipal, com idades entre dois e dez anos eleitos pelos colegas para representá-los nas discussões do Orçamento. A plenária reuniu cerca de 300 pessoas, em sua maioria crianças, e contou com apresentação de um grupo de alunos do CESA Jardim Santo André,além de exibição de vídeo de prestação de contas feito com ajuda das próprias crianças.
O OP Criança procura, por meio de um processo lúdico, com jogos, brincadeiras e trabalhos visuais, subsidiar os estudantes com informações sobre as demandas, concebendo a criança como cidadã capaz de ter um olhar próprio sobre a cidade em que vive.
A atividade desta manhã também foi uma oportunidade para que o prefeito de Santo André, Carlos Grana, apresentasse aos pequenos o prêmio ‘Reconhecimento Pleno’ entregue ao município pela Fundação Abrinq. A cidade foi condecorada por ter figurado entre os seis Destaques Nacionais durante a 5ª Edição do Prêmio Prefeito Amigo da Criança.
“A atual administração se preocupou efetivamente com as crianças e a Fundação Abrinq, muito criteriosa, viu aqui um trabalho de formação para a cidadania na prática”, destacou o secretário de Orçamento e Planejamento Participativo, Alberto Alves de Souza. Ele disse que essa participação é um ciclo contínuo e não deve acabar.
Para a conselheira mirim Luana Hadassa, de 10 anos, e estudante da EMEIF Elaine Cena Chaves Maia, a oportunidade de participar do processo foi marcante. “Como os adultos não costumam dar muita atenção para as crianças, esta foi uma experiência bem divertida, pois tivemos a oportunidade de dizermos aquilo que pensamos e que achamos que pode deixar a nossa cidade ainda melhor”.
As plenárias do OP foram realizadas entre os dias 16 de maio a 22 de junho e tiveram como objetivo oferecer à população um panorama do atendimento das demandas priorizadas durante o Orçamento Participativo (OP) 2015/2016 e aprovadas pelo Conselho Municipal do Orçamento.
OP – O Orçamento Participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, por meio de processos da participação da comunidade.
Sobre a Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo
A secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo assume a função de integrar diversos órgãos do governo, de forma a aproximar o orçamento do planejamento estratégico de investimentos do município. O papel da Pasta é buscar práticas que garantam os melhores resultados em termos econômicos e sociais, sempre em acordo com as determinações legais e exigências de órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas de São Paulo e a Câmara Municipal.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.