Equipamento faz parte da reserva de área verde que permite a regularização do Conjunto Habitacional Alzira Franco II; bairro foi contemplado com outras instalações, como a Creche Sandra Cristina da Silva, a EMEIF Augusto Boal e o CRAS Alzira Franco.
Santo André, 30 de junho de 2016 – Completando o pacote de melhorias realizadas nos últimos anos no Jardim Alzira Franco, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, entregou nesta quinta-feira (30), a Praça da Democracia, localizada no cruzamento da Av. Ayrton Senna com Av. Dos Estados. A praça, de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, faz parte da reserva de área verde que permite a regularização do Conjunto Habitacional Alzira Franco II.
O espaço possui área de passeio, iluminação modernizada, área de convívio com bancos e mesas, playground (com balanço, gangorra, gira e escorregador) e equipamentos de academia ao ar livre. Houve também um trabalho de paisagismo qualificado com a instalação de canteiros com flores coloridas, palmeiras imperiais, arbustos e gramado. Além disso, foram plantadas pelo menos 85 árvores nativas regionais, como Gabiroba, Araçá, Pitanga, Cabeludinha, Cambuci e Pau-Brasil, sendo estas últimas símbolos do município e do país, respectivamente.
A síndica do Conjunto Habitacional Alzira Franco II, Ivone Luiz, comemorou a inauguração da área de lazer que transformou a estética e a utilização do local. “Antes as pessoas descartavam lixo aqui. Agora, temos um espaço para as crianças brincarem e para quem não tem condições de pagar uma academia, temos um espaço gratuito para cuidar da saúde”. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Paulo Piagentini, ressaltou a importância do espaço para a população. “A praça é a cereja do bolo do conjunto de obras feitas no bairro. Os moradores dessa região tinham a carência de espaços de lazer. Ainda faremos mais, temos um projeto para os próximos meses de construir uma quadra de esportes no bairro”.
INVESTIMENTO - A área do Conjunto Habitacional Alzira Franco II foi desocupada em 2006, quando os moradores da favela Capuava Unida foram removidos e passaram a ser atendidos por meio de Benefício Financeiro enquanto aguardavam a implantação do projeto, onde posteriormente seriam reassentados. O conjunto é composto por 884 unidades habitacionais divididas entre 608 unidades evolutivas, de 26 metros quadrados cada, que permitem ao proprietário construir pavimento superior com mais 26 m²; e 276 apartamentos, com área aproximada de 45 m², dotados de sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois dormitórios.
As obras foram realizadas com um investimento de mais 30 milhões de reais, divididos entre recursos financeiros do município e repasse do Governo Federal no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além da produção habitacional, o bairro foi contemplado com a construção de outros equipamentos públicos, como a Creche Sandra Cristina da Silva, a EMEIF Augusto Boal, o CRAS Alzira Franco.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André trabalha em conjunto com o governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida, e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A parceria resultou em projetos de moradias de interesse social.
A Pasta atua também no processo de urbanização de núcleos habitacionais. Novos projetos voltados às melhorias nos serviços de infraestrutura em bairros carentes foram apresentados ao governo federal no fim de 2013. Nos próximos anos, as obras beneficiarão mais de 4.500 famílias.
A secretaria também é responsável pela legislação urbanística, analisando empreendimentos de impacto na cidade, e propondo ações de melhorias urbanas. A área cuida ainda da aprovação e fiscalização de construções, além da fiscalização de atividades econômicas com a emissão do alvará de funcionamento e de obras.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Bianca Fontes– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.