Dois veículos recebidos com recursos do programa ‘Crack é Possível Vencer’ integram a frota da corporação
Santo André, 30 de junho de 2016 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, operacionaliza a partir desta quinta-feira, 30, a utilização de um ônibus para monitoramento durante todo o dia e noite na região do Viaduto Luiz Meira e proximidades da Fundação Santo André, na Avenida Príncipe de Gales. O monitoramento será executado com uma câmera de alcance de até um quilômetro e outras quatro câmeras laterais.
A disponibilização do veículo nesse local atende diversas solicitações, recebidas por meio do Sistema Integrado de Informações da Prefeitura de Santo André, Conseg (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança) e frequentadores da faculdade. “O início da operação deste veiculo representa um grande avanço nas políticas sociais e de segurança, que vão afetar diretamente a comunidade acadêmica da Fundação e os bairros Tamarutaca e Sacadura Cabral, além das regiões vizinhas”, apontou o comandante da GCM, Rogério Durante.
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, apontou as diversas melhorias executadas na região. “Executamos várias revitalizações neste entorno. Cuidamos das praças, na troca da iluminação com instalação de lâmpadas de LED, reforçamos o aparato de segurança para a cidade, e com isso, contribuímos também com a sensação de segurança”, frisou.
O Secretário de Segurança Urbana e Comunitária, José Luis Navarro, cita o respaldo que o governo deu na qualificação com melhorias constantes na infraestrutura da corporação. “Estamos mostrando cada vez mais que a integração das forças policiais é o caminho. Com serviços de inteligência, tornamos locais como este mais seguros, permitindo que a população se aproprie do espaço público”, apontou.
Fotos: Beto Garavello/PSA
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 633 guardas e 111 seguranças patrimoniais, além de 85 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.