Casal andreense obteve a nota máxima na prova de Dança de Salão, fato inédito em 20 anos da competição
Santo André, 7 de julho de 2016 – Os atletas andreenses da Melhor Idade ficaram em 13º lugar nos 20º Jogos Abertos do Idoso (JAI), realizados entre 30 de julho e 3 de julho, na cidade de Barretos. O principal destaque da equipe foi o casal Valderez Sgrignoli e Neide Sgrignolique, campeões de Dança de Salão. Eles receberam a nota máxima em todos os critérios de julgamento, 50 pontos, fato inédito nestes 20 anos que o evento é realizado. A cidade também ficou com a medalha de prata na prova de Atletismo (600 metros) com Sueko Nakarrarada, ganhadora do ouro nas seis edições anteriores; Natação, com Hunald Silva Oliveira, vice campeão nos 25m nado livre e no 25m nado de costas, além de Irineu Fernandes, 3º colocado na prova de 25m nado de costas.
Segundo Luiz Antonio Domingos Prado, o Teco, assistente-pedagógico da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André, o resultado foi bastante positivo e superior ao obtido por São Bernardo (30º), São Paulo (41º) e São Caetano do Sul (48º). “Nossa região é composta por cidades com muita tradição esportiva, elevado índice técnico, o que representa bastante equilíbrio entre as delegações”, afirmou.
Os 20º Jogos Abertos do Idoso tiveram a participação de 1231 esportistas de 157 municípios, primeiros colocados no Jori (Jogos Regionais do Idoso), no qual Santo André sagrou-se vice-campeã. O tradicional torneio foi promovido em Itanhaém, litoral sul, entre os dias 8 e 12 de junho pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.
Sobre a Secretaria de Esporte e Lazer
Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.
A secretaria apóia ainda 32 modalidades no esporte de rendimento, além de realizar torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 km da capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º do País e o 10º no Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa:
Valkiria Karaliunas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. tel. (11) 4433-0135
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. tel. (11) 4433-0137