Santo André, 31 de julho de 2016 – O primeiro fim de semana da 16a edição do Festival de Inverno reuniu cerca de 20 mil pessoas em Paranapiacaba. O tempo ajudou: frio agradável, sem chuva e muita neblina, o que encantava aqueles que chegavam pela primeira vez à vila ferroviária. No começo das tardes, já era difícil enxergar ruas e casas um pouco mais distantes. Além desse charme natural da Vila, os turistas foram atraídos pela qualidade e variedade da programação, que no sábado contou com atrações musicais como o saxofonista Flávio Bala e Márcia Cherubin, que empolgou a platéia do Clube União Lyra Serrano. As novidades deste ano também agradaram, como os food trucks, no entorno da Casa Fox, oferecendo 18 diferentes tipos de comida ao público e a Feira de Artes e Antiguidades, outra novidade, na Praça da igreja, Parte Alta. O festival continua no próximo fim de semana.
"Estou encantada com tudo", declarou a secretária Fernanda Cristina Ramos, que nunca tinha ido à Vila. Ela e a filha, Ana Luiza, de 10 anos, chegaram no sábado e já ocuparam uma das mesas para almoçar no entorno da casa Fox. "Eu vi que tinha comida japonesa e já pedi para experimentar", revelou a menina enquanto aguardava um "temaki master".
O antigo Mercado, onde se realiza a Feira do Cambuci, fruta típica da Mata Atlântica, também permaneceu lotado durante todo o tempo. Os turistas queriam saborear e levar para casa toda sorte de doces, bolos, licores e até quentão feitos de cambuci, além de mutas outras delícias.
O entra e sai de turistas foi até à noite. Às 19h, quando a última banda subia ao palco montado próximo ao Mercado, a rua estava tomada pelo público. Jovens, idosos e até crianças de colo compunham a platéia. Os amigos André Leite , advogado, e Cleyton Dias, engenheiro civil, faziam parte ontem do alegre grupo. "Paranapiacaba é sempre agradável, um local inspirador", disse André, que mora em São Paulo e já esteve na Vila três vezes somente este ano.
Além de boa música, a programação tem a participação das Escolas Livres, da Orquestra e do Coral da cidade; mostra de cinema e atrações itinerantes, entre outras.
Estrutura – Para receber o público os organizadores prepararam um estrutura especial. O estacionamento funciona numa área da rodovia próxima à Vila. De lá, há transporte regular de ônibus de ida e volta. Quem preferir pode ir de ônibus, que sai do Terminal Tersa, ou da estação de Rio Grande da Serra da CPTM. O serviço de alimentação funciona nos estabelecimentos da vila e em food trucks.
O 16º Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André com o apoio do Fungephaapa, Coop e Caixa, além de outras empresas da cidade. Mais informações sobre a programação no site www.santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone do Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba (11) 4439-0109.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Magda Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.