Aos 84 anos, Roger Fox se emociona ao visitar o local onde o bisavô esteve 150 anos atrás
Santo André, 4 de agosto de 2016 – A Vila de Paranapiacaba recebeu uma visita ilustre e inesperada nesta quinta-feira. Roger Fox, bisneto de Daniel M. Fox, engenheiro responsável pela construção da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, na década de 1860, esteve no local e conheceu, entre outros espaços, o Museu Funicular, que abriga vagões, locomotivas e máquinas da antiga ferrovia, a Casa Fox, casa-geminada de trabalhadores da ferrovia restauradas pela Prefeitura, o Clube União Lyra-Serrano, espaço de lazer dos trabalhadores da ferrovia, e o Museu Castelo, casa dos antigos engenheiros-chefes da ferrovia.
Aos 84 anos, o visitante, que mora em Carlisle, no norte da Inglaterra, estava acompanhado de sua filha, Dafne, de 58 anos, e que atualmente mora na Alemanha. A vinda à Paranapiacaba foi feita especialmente para conhecer o local onde o bisavô comandou a construção da obra que permitiu superar a grande muralha que representava a Serra do Mar. A ferrovia, inaugurada em 1867, ligou o porto de Santos a Jundiaí, passando pela região do Grande ABC, inclusive Paranapiacaba, num total de 167 quilômetros. Com o início da operação, a ferrovia possibilitou a ampliação da capacidade do transporte do café do interior ao porto de Santos, gerando enormes riquezas que permitiram o processo de industrialização do Estado, bem como o transporte dos imigrantes que chegavam ao porto e eram levados para o trabalho nas fazendas de café.
“Estou impressionado pela escala de tamanho da construção”, disse Roger Fox. “E estou muito feliz por estar aqui e ver as enormes conquistas de meu bisavô. Eu já tinha visto fotos antigas daqui, mas nunca imaginei que estaria aqui. Andar aqui por onde ele talvez tenha andado é uma sensação incrível”, declarou.
Roger contou que não conheceu o bisavô. “Ele morreu muito antes de eu nascer, mas a sua memória está viva.” Ele também disse que o engenheiro era membro de instituições que podem abrigar documentações e cartas de seu antepassado e da ferrovia, e que seu filho mais novo e sua família podem ainda guardar alguns documentos.
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
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