Evento irá celebrar, também, os 10 anos da Lei Maria da Penha; cerimônia começa às 18h30
Quinta-feira, 11 de agosto de 2016 - Toma posse, nesta sexta-feira (12), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santo André, em cerimônia que acontece às 18h30, no Salão Burle Marx (9º andar) do prédio Executivo. O Conselho tem como finalidade assegurar o exercício pleno da cidadania feminina, estimulando a participação e a integração no desenvolvimento social e nas atividades de cunho econômico, político e cultural da sociedade andreense.
A eleição aconteceu dia 30 de junho, quando foram escolhidas sete representantes da sociedade civil, além de sete representantes da Prefeitura. As entidades com representantes eleitas para compor o conselho foram a Sindsaúde ABC ( Sindicato dos Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e demais empregados em estabelecimentos privados e filantrópicos de Saúde), Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Negra Sim (Movimento de Mulheres Negras de Santo André), Proleg (Promotoras Legais Populares de Santo André), Fé Menina – Movimento comunitário de mulheres de Santo André, Sindiacs (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo) e SEAAC (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, perícia, informações e pesquisas e de empresas de serviços contábeis de Santo André e Região).
Ao todo, o Conselho é composto por 28 pessoas, entre conselheiras e suplentes. Esta é a terceira eleição realizada desde a criação do conselho, em 2009, quando toda a sua composição foi feita por indicação, em 2010. O mandato das conselheiras é de dois anos. E este ano todo o Conselho é formado apenas por mulheres.
Lei Maria da Penha – Na ocasião será comemorado o 10º aniversário da Lei Maria da Penha, com a participação da secretária adjunta da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo, filósofa e feminista, Djamila Ribeiro, em uma roda de conversa.
Serviço
Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Data: sexta-feira (12), às 18h30
Local: Salão Burle Marx – 9º do prédio do Executivo
Praça IV Centenário, s/nº, Centro
Sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres
Primeira Secretaria de Políticas para Mulheres da região do ABC paulista desenvolve ações para garantir autonomia e direitos de cidadania das mulheres, considerando gênero, classe, raça e etnia, geração, deficiência, orientação sexual/identidade de gênero e diversidade regional. A área também articula ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, fomenta políticas e dá suporte a programas e projetos, em parceria com as demais secretarias municipais, além de instituições públicas e privadas, e acompanha e apoia as realizações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Busca parceria com universidades da região para produção de pesquisas e extensão. Todo trabalho está em consonância com o Plano Municipal e Nacional de Políticas para as Mulheres. A Secretaria tem apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei: 4433-0133
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.