Competição estudantil de Santo André será realizada até 7 de outubro e reunirá cerca de sete mil alunos, entre 8 e 17 anos, além de 83 instituições de ensino
Santo André, 15 de agosto de 2016 – Com direito à descida de tirolesa da tocha no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, a ex-judoca olímpica Soraia André, a primeira atleta brasileira a subir no tatame e conquistar um ouro para o judô feminino no Pan de Indianápolis em 1987, abriu nesta segunda-feira à tarde (15), oficialmente, os 47º Jogos Escolares de Santo André. Na prática, a competição estudantil, que bateu recorde de inscritos com 83 instituições de ensino, entre públicas e privadas, começará nesta terça-feira (16), com jogos de voleibol e handebol, do total de 13 modalidades. Cerca de sete mil alunos, de 8 a 17 anos, participam do torneio até o dia 7 de outubro, em vários centros esportivos da cidade.
Para a ex-atleta, que divide o seu tempo hoje entre as aulas de iniciação da modalidade e preparação psicológica dos judocas de alto rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André, conduzir a chama e acender a pira dos Jogos Escolares foi gratificante. “Fiquei feliz e me senti homenageada pela cidade, principalmente pelo fato de trazer para a garotada um pouco da minha história”, apontou Soraia, que também conduziu a pira olímpica Rio-2016 em Chapecó (SC), no dia 7 de julho, a convite do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). No ginásio, a ex-judoca vestia o uniforme oficial das Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Em clima olímpico e com os resultados significativos do judô brasileiro em solo carioca, Soraia acrescentou que a tradicional competição estudantil andreense é boa oportunidade para se descobrir os talentos futuros. “Os professores, neste caso, têm papel fundamental para verificar as habilidades da criança na modalidade e fazer o encaminhamento para os treinamentos”, explicou, ao ressaltar ainda os valores que o esporte oferece, de forma geral, a todo e qualquer cidadão. “É uma forma de propagar a paz”, afirmou a professora de Educação Física, com 28 anos de Prefeitura e que conclui sua biografia para ser lançada em setembro. Entre os capítulos, sua primeira participação na Olimpíada de Seul, em 1988, pela Seleção Brasileira, além de Barcelona (1992), que lhe rendeu o quinto lugar.
MAIS MODALIDADES – Das 83 escolas inscritas, 33 foram municipais, 14 estaduais e 37 privadas. Neste ano, a competição saltou de 11 para 13 modalidades em disputa, com a inclusão de jiu-jitsu e capoeira, entre atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, xadrez e karatê. Além do Dell`Antonia, do Parque Prefeito Celso Daniel e do Ginásio Noêmia Assumpção, no bairro Camilópolis, algumas provas e competições serão realizadas em instituições particulares, como o Clube Atlético Aramaçan e o Primeiro de Maio.
O futsal e o atletismo foram as duas modalidades com mais participantes inscritos. As provas de corrida e de salto serão realizadas a partir do dia 24, na pista do Sesi (Serviço Social da Indústria)-Santo André, localizado na Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100, no Bairro Santa Terezinha.
Sobre a Secretaria de Esportes e Lazer
Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.
A secretaria apóia ainda 32 modalidades no esporte de rendimento, além de realizar torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 km da capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º do País e o 10º no Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.