Artesãos incubados vão expor produtos em novo espaço localizado no piso térreo
Santo André, 06 de setembro de 2016 - O Departamento de Economia Solidária transfere nesta sexta-feira, 9, sua loja para o Shopping Atrium. O funcionamento do novo espaço será de segunda a sábado, das 10h às 21h30, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h, no piso térreo. A mudança do antigo endereço, na Rua Campos Salles, região central da cidade, se deu por conta de uma parceria com a administração do Shopping, que cedeu o espaço sem custo para a Prefeitura e para os artesãos. Entre os produtos comercializados estão quadros, bijuterias, roupas e brinquedos. Também haverá oficinas de capacitação para músicos e cantores no local e apresentações culturais nas dependências do Shopping. De acordo com levantamento da administração do espaço, circulam no local cerca de 20 mil pessoas diariamente.
A Loja é um espaço de capacitação dos beneficiários do Programa ‘Economia Solidária’ e consta como umas das metas do Convênio 762017/11, celebrado entre o Ministério do Trabalho e a Prefeitura de Santo André. Os 20 artesãos que fazem parte do projeto trabalharão em esquema de plantão. A maior parte do valor gerado pelas vendas é revertida exclusivamente para os incubados, apenas 5% são destinados para o Fundo de Economia Solidaria, gerido pelo grupo do projeto e acompanhado pelos gestores municipais, por meio da Incubadora Pública de Economia Popular e Solidária.
Para fazer parte do projeto, o artesão interessado deverá se inscrever no chamamento público, após passar por capacitação de 53 horas sobre Economia Solidaria, além de aceitar o termo de Adesão ao Programa Municipal de Economia Solidaria que encontra-se aberto. O Programa atende somente moradores de Santo André e tem prazo de incubação de até 36 meses.
SERVIÇO
Loja da Economia Solidária
Piso térreo do Shopping Atrium - Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 - Vila Homero Thon
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 21h30 e aos domingos e feriados, das 14h às 20h
Sobre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária tem por objetivo formular, coordenar e executar políticas e ações governamentais para a geração de emprego, trabalho e renda na cidade, contribuindo para o fomento do desenvolvimento econômico de Santo André.
É responsabilidade da Pasta fomentar o bem-estar social, por meio da identificação de oportunidades, qualificar e requalificar mão de obra, além de intermediar a oferta e a demanda de trabalho, no apoio ao setor produtivo local com ênfase na economia solidária, nos empreendedores autônomos e individuais.
A secretaria trabalha para organizar ações de qualificação social e profissional aos beneficiários do Programa Integrado de Qualificação (Lei n° 8.804, de 13 de dezembro de 2005), em parceira com a Secretaria de Educação. Desenvolve parcerias entre o poder público municipal e as entidades da sociedade civil, tendo em vista ações comuns de valorização da região e de busca de melhorias no quadro econômico e social locais.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. Alocalidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 kmda capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º do País e o 12º no Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Bianca Fontes – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.