Foram localizados objetos na área do antigo hospital, da antiga farmácia e na garagem das locomotivas, que serão analisados e depois enviados ao Museu de Santo André; pesquisadores indicam grande potencial arqueológico a ser explorado na vila
Santo André, 19 de setembro de 2016 – Cerca de 20 pessoas, entre moradores da Vila, técnicos e funcionários da Prefeitura acompanharam na tarde da última quinta-feira a apresentação sobre ‘Arqueologia na Vila de Paranapiacaba – uma conversa sobre patrimônio’ na Biblioteca de Paranapiacaba Abia Ferreira Francisco. Na oportunidade o arqueólogo David Lugli Turtera Pereira e o mestrando em Geografia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Thiago de Moraes dos Passos apresentaram os trabalhos de pesquisas arqueológicas realizadas no local.
Na apresentação, o público conheceu, entre outros, os locais onde foram feitas as pesquisas, como a área do antigo Hospital, a antiga farmácia e a Garagem das Locomotivas, bem como alguns dos objetos encontrados, como frascos de remédio, seringas, pedaços de porcelanas e carvão mineral, entre outros. Após as primeiras análises, os pesquisadores concluíram que alguns destes objetos são procedentes de países como a Grã-Bretanha e a França. Outros já foram fabricados no Brasil, o que indica um início de industrialização do País. Não foram encontrados vestígios de materiais mais antigos das populações que habitavam a região antes da chegada dos portugueses. Os técnicos destacaram ainda a importância do apoio da comunidade local e da Prefeitura no trabalho identificado como Arqueologia Colaborativa.
Ainda segundo os pesquisadores os objetos encontrados devem agora ser analisados em laboratórios e posteriormente, após a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão que autorizou a pesquisa, e da Prefeitura de Santo André, devem ser encaminhados ao Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. Ao final da apresentação, eles destacaram que esta é uma das primeiras pesquisas arqueológicas realizadas na Vila. “Este trabalho foi importante pois evidenciou a potencialidade arqueológica de Paranapiacaba e esperamos que outros possam dar continuidade às pesquisas”, salientou.
Presente ao encontro, o morador Expedito Pedro elogiou a iniciativa. “A apresentação de hoje mostra para gente o que é este tempo do passado, até como se resgata este passado. Eu gostei demais e sempre colaborei com os meninos e colaboro também com outras ações de memória e história”, afirmou.
O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, que acompanhou a apresentação, elogiou o trabalho realizado e afirmou que há planos para a organização de uma exposição sobre os trabalhos de restauro da Vila, em execução, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, inclusive com alguns dos objetos arqueológicos encontrados.
Os trabalhos de pesquisa arqueológica foram realizados pela empresa Mararëy Arqueologia, contratada pela PCS Tecnologia e Locação Ltda., responsável pelas obras de restauro na Vila.
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.