Atividade que reuniu a escritora infantojuvenil Ana Stoppa e os escritores italianos Giovanni Monopoli e Rosa Maria Vince faz parte da programação da Jornada Ghandi, uma agenda
de atividades dedicadas à divulgação da cultura de paz.
Terça-feira, 4 de outubro de 2016 - Nesta terça-feira (4), a Casa da Palavra Mario Quintana, na Praça do Carmo, abrigou mais um evento da Jornada Ghandi: a tarde literária. A atividade reuniu a escritora Ana Stoppa (livro O Rio que Era Doce), o poeta italiano Giovanni Monopoli e a escritora também italiana Rosa Maria Vinci para falarem sobre seus livros que abordam a temática da sustentabilidade e meio ambiente. A Jornada Ghandi é uma agenda de atividades voltada para a disseminação dos conceitos da cultura de paz, tendo como base os ideais do líder pacifista Mahatma Gandhi.
O evento contou ainda com a apresentação das crianças da orquestra infantil de violinos dos alunos da rede municipal de ensino que participam do projeto Música na Escola, bem como de uma da esquete teatral com canto sobre “A tragédia de Mariana”, representada pelos alunos de teatro do projeto Educa Geral, desenvolvido no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Linda.
“Promover esse encontro e todas as outras atividades deste ano da Jornada Gandhi representa a possibilidade de acalentar um sonho de obter um mundo diferente, uma outra realidade, baseada na paz como um bem maior da humanidade”, afirmou a diretora da Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, MASria Ferreira de Souza, a Loló. De acordo com a diretora, a cultura de paz é baseada em três pilares. “Um dos pilares é a paz interior de cada um. O outro é a paz entre as pessoas, o que demanda a análise de nossas relações em sociedade e, por último, a paz com o meio ambiente. E por isso trouxemos este tema para debate hoje”, explicou.
Programação – A Jornada Gandhi, que está sem sua quarta edição, continua na próxima semana com a atividade Encontro de Gerações: Ações que Transformam, que acontece dia 11 de outubro, com caminhada que acontece às 8h30 no Paço Municipal. O grupo segue até a Concha Acústica na Praça do Carmo onde haverá apresentações culturais e esportivas durante todo o dia, promovidas por entidades assistenciais parceiras, escolas e projetos desenvolvidos pela prefeitura.
A programação continua no dia 16 de outubro, domingo, no Parque Central, com o evento Meditação no Parque Central. E para encerrar, dia 18 de outubro, terça-feira, acontece a apresentação do espetáculo “ Assim Disse Gandhi”, uma montagem com as crianças e os adolescentes do Instituição Assistencial e Educacional Dr. Klaide, no Teatro Municipal de Santo André.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre