Programação terá ainda apresentação da Banda Lira, mostra de animação, exposições e filme de Alfred Hitchcock; Paranapiacaba é opção de passeio no feriado do dia 28
Santo André, 26 de outubro de 2016 – Os concertos da Orquestra Sinfônica da cidade são a principal atração da agenda cultural. Nesta edição, os concertos serão regidos pela maestrina-assistente, Natália Larangeira, e terão a participação do Coro da Cidade e Collegium Musicum, além da soprano Keila de Moraes, e os músicos Gizele Sales, oboé, Otinilo Pacheco, clarinete, Ronaldo Pacheco, fagote, Mario Rocha, trompa e Jader Cruz, viola. No programa, a Fanfarra para um Homem Comum, de A. Copland, Fanfarra para uma Mulher Incomum, de J. Tower, Trauermusik, de P. Hindermith, a Sinfônica Concertante em Mi bemol Maior KV 297b, de W. A. Mozart, a Missa Diligite, de Camargo Guarnieri, e a Magnificat W553, de Villa-Lobos. No sábado, a apresentação será às 19h30, no Teatro Municipal de Santo André Antônio Houaiss (Praça IV Centenário, s/n, Centro). Ingressos distribuídos a partir das 19h na bilheteria do teatro. No domingo o concerto, às 19h30, será na Paróquia Santo Antônio, no Largo São Francisco, 113, na Vila Alpina. Entrada franca.
Até sábado o público pode conhecer a exposição “Portões Que Falam” em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal. São fotos e trabalhos do projeto desenvolvido e com curadoria da artista Sueli de Moraes a partir da proposta de intervenção artística coletiva nos portões da Rua Cuiabá, em Santo André. Visitas na quarta e quinta-feira e sábado, das 14h às 19h.
O projeto ‘Lugares da Memória’ é a atração da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. A exposição, selecionada pelo PROAC, apresenta o trabalho de pesquisa da artista Maura de Andrade e do fotógrafo Teodoro Vieira, a partir da expedição artística realizada pela Serra do Mar, com a criação de gravuras, fotografias e pinturas como registro do percurso. Nesta semana, visitas gratuitas na quarta e quinta-feira, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 15h. O endereço é Rua Campos Sales, 414, Centro.
E a exposição Bairros: Incluindo memórias, incluindo cidadãos, com imagens e textos dos bairros da cidade, visa valorizar as referências locais na construção da memória e da história de Santo André. Ela pode ser conferida na Praça Embaixador Pedro de Toledo, Centro; no Parque Antonio Pezzolo, Av. Utinga, 136, Vila Metalúrgica, na Praça São Camilo, Vila Camilópolis, no Parque Prefeito Celso Daniel, na Av. Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim, no CESA Parque Erasmo, Jardim Rina, na Praça Lisboa, Sacadura Cabral, no Parque Regional da Criança, na Av. Itamarati, 536, Parque Jaçatuba, no Parque Central, na Rua José Bonifácio, s/n, Vila Assunção, no Parque da Juventude, Jardim Ipanema, na Praça Cristo Operário, Vila Linda, na Praça do Mercado, em Paranapiacaba, na Praça Tumucumaque, Vila Floresta, Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim Marek, no Terminal de Ônibus Urbano de Vila Luzita, e na Praça Delfino Ribeiro Guimaz, Parque Capuava. A atividade foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.
Biblioteca – Na quinta-feira, às 14h, na Biblioteca Cecília Meireles, a contadora de histórias Tati Cordeiro apresentará o livro ‘Trem, os Fantasmas de Paranapiacaba’, com a participação especial do autor da obra, Manuel Filho. A biblioteca fica na Praça Valdemar Soares, s/n, no Parque das Nações. Grátis.
Cinema – Nesta sexta-feira (28), às 19h30, a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) apresenta Dia Internacional da Animação (DIA), uma mostra de curtametragens de desenhos animados nacionais e internacionais que acontece em centenas de cidades brasileiras. A iniciativa é uma parceria da ELCV e a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). O endereço da escola é Av. Utinga, 136, em Santa Terezinha. Livre. Entrada franca.
E o filme ‘Marnie, Confissões de uma Ladra’ é a atração da Mostra Alfred Hitchcock desta semana. A exibição será no sábado, às 19h, no Auditório Heleny Guariba (Praça IV Centenário, s/n, Centro). Ao conseguir trabalho numa empresa, uma ladra tenta dar um golpe, mas é flagrada pelo seu chefe, que se apaixona por ela. Ele passa então a investigar o passado da funcionária para tentar descobrir as razões da sua compulsão cleptomaníaca. (1964, 130’, legendado, indicado para maiores de 14 anos). Grátis.
Banda Lira – A quase centenária Banda Lira de Santo André faz mais uma exibição neste domingo, às 15h. Sob a batuta do maestro Claurício Cypriano, os músicos se apresentam no Parque Antônio Fláquer, também conhecido como Parque Ipiranguinha, na Rua Sete de Setembro, s/n, na Vila Alzira. Grátis.
Paranapiacaba – Nos feriado do dia do Servidor Público, Paranapiacaba pode ser uma boa opção de passeio. Localizada a cerca de 30 km do Centro de Santo André, a vila ferroviária construída por uma companhia inglesa no fim do século 19, e considerada patrimônio histórico nacional, oferece série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental. Confira mais informações em: Ou no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba, tel. 11 4439-0109. AS atrações funcionarão na sexta-feira e sábado, das 10h às 17h, e no domingo, dia das eleições, das 9h às 12h.
A programação cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. O conteúdo está disponível em: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0577.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.