Ação contou com apresentação teatral, material didático e formação para os docentes; além de exposição com produção das crianças no Salão de Exposições do Teatro Municipal
O Teatro Municipal de Santo André recebeu, na noite de ontem (9) a cerimônia de encerramento do projeto “Educação para Mobilidade” do ano de 2016. Neste segundo ano de atividade, a ação, que promove a educação para o trânsito dentro da sala de aula, alcançou cerca de 24 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental (até o 2º ano) e mais 1,5 mil professores. No evento, aberto ao público, houve apresentação do espetáculo teatral "Trânsito em Alto Mar” , realizado pela Cia Sopa de Comédia, seguida de palestra de Eduardo Biavatti, mestre em sociologia, especialista em trânsito e escritor, sobre "Mobilidade Ativa e construção da cidade educadora" e mesa de debates com o autor e autoridades da cidade.
Quem comparecer poderá conferir também a produção dos alunos de 28 escolas municipais sobre o tema. Os trabalhos foram realizados ao longo do ano em ações de conscientização sobre a mobilidade urbana e trazem como produto banners, cartazes, maquetes, mini carros, telas, panfletos e livros. A exposição começou dia 5 deste mês e pode ser visitada até o dia 15 de novembro, no salão de exposições do Teatro Municipal.
Para o secretário de Educação Gilmar Silvério, o projeto de educação no transito salvará muitas vidas. “O respeito às regras, às normas, a prudência e o cuidado abordado durante o projeto já transformaram nossas crianças em novos pedestres e com certeza no futuro serão motoristas muito mais conscientes e respeitosos”, acrescentou Silvério.
Educação para Mobilidade –O projeto foi implementado em Santo André em 2015 e ampliado em 2016 com ações de educação no trânsito voltadas para estudantes e professores. Para os alunos das creches foram realizadas nas unidades 34 apresentações teatrais da peça “O certo e o errado no trânsito dos insetos”, da Cia Sopa de Comédia, e para os alunos da educação infantil e ensino fundamental, aconteceram 46 apresentações no palco do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, na Vila Matarazzo.
Na escola, os estudantes realizaram atividades com o material "Trânsito na Escola" da editora Melhoramentos. Trata-se de uma coleção de livros para alunos e professores visando formar cidadãos competentes para o autocuidado na mobilidade, seja como pedestres, ciclistas, passageiros de veículos motorizados e usuários do transporte público.
Além disso, o projeto promoveu a atividade Pista Certa, realizada em parceria com a Fundação Mapfre, para crianças com idade entre 4 e 10 anos no parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique e o Volta às Aulas nas escolas, com o objetivo de orientar o s pais, condutores de transporte escolar e alunos acerca de procedimentos básicos de controle de tráfego visando maior fluidez.
Para os professores, gestores e comunidade escolar foram oferecidas formações certificadas. O projeto Educação para Mobilidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e a Secretaria de Educação.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei: 4433-0133
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.