Apresentação será no auditório do Parque Escola, às 14 horas
Santo André, 22 de novembro - Nesta quarta-feira (23), às 14h, a Secretaria de Educação realiza o lançamento do documentário sobre o ensino para trabalhadores chamado “A educação como direito dos trabalhadores - Vocacional Noturno”. O trabalho é inspirado no clássico material produzido em 2011 pelo cineasta Toni Venturi, chamado “Vocacionais: uma aventura humana”, que conta a história dos ginásios vocacionais, criados na década de 1960 no Estado de São Paulo, com a proposta inovadora de fazer o aluno pensar criticamente, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e habilidades técnicas. Essas unidades, no entanto, foram reprimidas pela ditadura militar, ainda na década de 60.
Em Santo André, a pesquisa para buscar depoimentos, reflexões sobre experiências da construção de uma educação mais significativa e integrada para trabalhadores e trabalhadoras - que são o público alvo da Educação de Jovens e Adultos - possibilitou que o Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) se deparasse com a experiência dos ginásios vocacionais concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes pedagogas contemporâneas. Com o documentário, surgiu, então, a ideia de resgatar a história dos Vocacionais Noturnos, visando subsidiar o processo de construção de uma escola mais real e com maior sentido para o público da EJA.
“O Documentário sobre os Vocacionais Noturnos, cursos noturnos com alunos e alunas trabalhadores, implantado no período de 1960 a 1969, em cinco regiões do Estado de São Paulo: Americanas, Barretos, Batatais, Rio Claro e cidade de São Paulo, tem um significado importante para a educação de Santo André por trazer uma profunda aproximação com o que buscamos construir na Educação de Jovens e Adultos”, afirmou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos , Maria Auxiliadora Elias. A produção do documentário ficou por conta das empresas Aramá e JVO e realização do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas ) e Prefeitura de Santo André.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.