O campeão de taekwondo, que agora se dedica à canoagem e ao CrossFit, falou sobre a importância do meio ambiente para o esporte e também sobre dedicação e superação
Santo André, 23 de novembro de 2016 - O auditório do Parque Escola recebeu, nesta terça-feira (22), a visita de cerca de cem alunos da rede municipal de ensino para a palestra do paratleta Cleuton Nunes. Vindos das Emeiefs Comendador Piero Pollone, na Cidade São Jorge, e Cândido Portinari, no Jardim Guarará, os estudantes aprenderam sobre a importância da preservação do meio ambiente para a prática de esporte, principalmente na canoagem.
Além disso, o atleta, que também é professor de educação física, falou sobre sua história, as dificuldades enfrentadas com a deficiência, a persistência e a superação necessárias para continuar no esporte, após sofrer o acidente automobilístico que o deixou em uma cadeira de rodas.
Natural de Feira de Santana, na Bahia, Cleuton Nunes pratica esporte desde muito jovem e já conquistou mais de 180 títulos como atleta do Taekwondo, incluindo o título de Campeão Mundial aos 17 anos e de campeão Pan-Americano aos 19 anos. Formou-se em educação física, atuou como personal trainer e até como DJ. Em 2009 sofreu um acidente de trânsito em que perdeu as duas pernas.
“Eu tinha 1,82 m e pesava 115Kg. Era tão alto e forte que dava medo. De repente tudo mudou. Foi um choque, mas graças ao esporte encontrei força para ter um objetivo de vida e continuar fazendo o que eu mais adoro”, contou, acrescentando que se ele não praticasse uma atividade física, talvez não tivesse sobrevivido ao acidente.
Depois de experimentar vários esportes, Nunes se identificou com a canoagem e principalmente com o CrossFit que é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Segundo Nunes, ainda há poucas adaptações para os paratletas no CrossFit, mas isso é um desafio a mais que traz mais ânimo ainda. “O número de paratletas no CrossFit está aumentando e já estamos promovendo campeonatos”, destacou.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.