Última aula presencial que acontece amanhã (26) terá enfoque especial no Dia Internacional de Combate à Violência contra a mulher, celebrado dia 25 de novembro
Santo André, 25 de novembro de 2016 - Neste sábado (26), acontece a última aula presencial do curso de aperfeiçoamento sobre Gênero e Diversidade na Escola – IV Edição do Quem Ama Abraça, com enfoque especial para o Dia Internacional de Combate à Violência contra Mulher. Promovido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Política para Mulheres e de Educação, em parceria com o Grupo de Pesquisa ABC das Diversidades(Universidade Federal do ABC), o curso foi financiado pelo MEC (Ministério da Educação), teve formato EaD (Educação à Distância), com três encontros presenciais. A atividade acontece a partir das 14 horas, na UFABC, Campus Santo André (Bloco B sala S 502).
Ao todo 96 pessoas estão participando da iniciativa que uniu as ações da campanha Quem Ama Abraça de Santo André, que já beneficiou em torno de 200 professoras e profissionais da Educação em três edições do curso e cerca de 1,4 mil funcionários da área (merendeiras, quadro administrativo e estagiários), com a formação de professores, que a UFABC vem desenvolvendo, desde 2015, com o curso Gênero e Diversidade na Escola, financiado pelo MEC.
A fusão das duas formações resultou em um curso com maior carga horária (180h) , já que a última edição do Quem Ama Abraça teve 30h. Os temas diversidade, relações de gênero, sexualidade, e relações étnicos raciais estiveram em pauta no curso. “O objetivo principal foi sensibilizar as pessoas para o conhecimento atualizado acerca dessas temáticas e suas ligações com o combate aos preconceitos e à garantia de direitos básicos de crianças, adolescentes e jovens, sobretudo no que diz respeito ao direito à educação de qualidade”, explicou a professora Andrea Paula dos Santos, coordenadora do curso.
Segundo a secretária de Política para Mulheres, Silmara Conchão, a escola é um espaço privilegiado de transformação social e de enfrentamento à violência de gênero, racial e lgbtfóbica, e os professores e professoras, bem como a comunidade escolar possuem um papel muito importante nessas mudanças, perpetuando o respeito às diferenças.
Sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres
Primeira Secretaria de Políticas para Mulheres da região do ABC paulista desenvolve ações para garantir autonomia e direitos de cidadania das mulheres, considerando gênero, classe, raça e etnia, geração, deficiência, orientação sexual/identidade de gênero e diversidade regional. A área também articula ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, fomenta políticas e dá suporte a programas e projetos, em parceria com as demais secretarias municipais, além de instituições públicas e privadas, e acompanha e apoia as realizações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Busca parceria com universidades da região para produção de pesquisas e extensão. Todo trabalho está em consonância com o Plano Municipal e Nacional de Políticas para as Mulheres. A Secretaria tem apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.