Os onze centros educacionais espalhados pela cidade desenvolveram programação que contou com oficinas de máscara de carnaval, desfile de fantasias, gincana temática, cama elástica, brincadeiras, além de baile de carnaval e apresentação de escolas de samba em quatro unidades; festa movimentou mais de 1,5 mil pessoas
Santo André, 2 de março de 2017 - Mais de 1,5 mil pessoas participaram das atividades de Carnaval que aconteceram no final de semana nos onze Cesas (Centros Educacionais de Santo André). A programação, que no sábado aconteceu nos Cesas Parque Novo Oratório, Humaitá, Cata Preta, Parque Andreense, Parque Erasmo Assunção e Vila Linda, e no domingo no Vila Palmares, Vila Floresta, Jardim Santo Alberto, Vila Sá e Jardim Santo André, reuniu a criançada nas atividades de lazer e recreação e os adultos nos bailes e apresentações de escolas de Samba.
No período da manhã, a programação contou com oficinas de maquiagem, de máscara de carnaval, desfile de fantasias, caça ao tesouro, gincana temática, além de cama elástica, brincadeiras, jogos e atividades monitoradas. Houve ainda Canazumba no Cesa Vila Humaitá, e uma das maiores novidades da programação,o PetFolia, onde aproximadamente 30 animais participaram da festa fantasiados, acompanhando seus donos. Quem gosta de novidade pôde também conferir a Capoeira de Carnaval que aconteceu no Cesa Vila Linda.
Mas foram os bailes, embalados por marchinhas tradicionais e clássicos da música brasileira do carnaval, que uniram crianças e adultos na animação, com destaque para os Cesas que contaram com a presença das Escolas de Samba. O Cesa Vila Linda recebeu a bateria mirim da escola de samba Lírios de Ouro, o Cesa Cata Preta, a bateria da Leões do Vale, e o Cesa Vila Palmares contou com a participação da Escola de Samba da Vila Palmares, além do Bloco Jardim Bom Pastor que arrastou os foliões no Cesa Vila Floresta.
“Foi muito legal. Foi a primeira vez que vi uma festa de Carnaval tão elaborada no Cesa. Eu estava sentindo falta de um ação assim, lúdica e divertida. As atividades ensinaram muitas coisas legais sobre o Carnaval para os meus filhos”, contou Elaine da Silva, de 41 anos, mãe de Lohan, de 9 anos, que estuda na Emeief Reverendo Oscar Chaves, no Cesa Vila Linda. Elaine acrescentou que o filho mais velho, Leonardo, já estudou na escola até completar 10 anos. “ Agora ele está com 12, mas fez questão de vir para a festa de Carnaval. E foi muito divertido. No fim nós todos acabamos pulando o carnaval ao som da escola de Samba”, comemorou.
Os Cesas são espaços que unem centro comunitários, EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e creche em um único complexo educacional, que tem ainda área de lazer, equipadas com quadras poliesportivas, salas multiuso, pistas de skate, pistas de caminhada, academias ao ar livre, bibliotecas e piscinas.