Iniciativa tem como um dos objetivos conscientizar sobre importância da ingestão do líquido para a saúde
Santo André, 21 de março de 2017 - Com a proposta de informar e conscientizar os colaboradores sobre a importância e benefícios da água, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, promove ações alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22). A iniciativa da Comissão de Eventos do Hospital revela a preocupação da Instituição com a escassez de água resultante também da falta de conscientização da população sobre o uso racional deste bem tão precioso, e alerta para a importância da ingestão da quantidade correta do líquido no dia-a-dia.
O Hospital da Mulher também aproveita a data para conscientizar sobre o efeito positivo da água no processo de manutenção da saúde, promovendo exposição com oferta de diversos tipos de águas aromatizadas para clientes e colaboradores no refeitório da instituição. Elisabete Tavares, nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, lembra que muita gente não tem o hábito de tomar o líquido e ressalta a importância da hidratação regular, com a quantidade recomendada ao longo do dia.
“A água constitui cerca de 75% do nosso cérebro, 85% do nosso sangue, lubrifica nossas articulações, ajuda no transporte de nutrientes e oxigênio para as células, regula a temperatura corporal e é fundamental ao bom desempenho de todos os órgãos”, afirma Elisabete.
DIA MUNDIAL
Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.
A ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 - A água é a seiva do nosso planeta;
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7 - A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8 - A utilização da água implica respeito à lei;
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.
O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!
REFERÊNCIA REGIONAL
Inaugurado em agosto de 2008 pela Prefeitura de Santo André e gerido desde o início pela Fundação do ABC, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” tornou-se referência graças à excelência e humanização do atendimento – presentes desde a recepção até as consultas médicas e exames diagnósticos. A unidade oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório. Promove o alojamento conjunto para mãe e bebê, incentiva e dá condições para acompanhamento familiar e presta assistência integral e humanizada aos recém-nascidos – tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.
Todos os exames necessários para apoio ao parto e procedimentos obstétricos estão à disposição das usuárias. O parque tecnológico é destinado ao diagnóstico e a terapêutica contando com métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos convencionais ou por videolaparoscopia, reabilitação de pacientes internados, desenvolvimento de atividades em hemoterapia, além de pronto atendimento no Banco de Leite Humano.
Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de mais de 7 mil metros quadrados, o Hospital da Mulher registra mensalmente média de 350 partos, 11.300 consultas e atendimentos e 10.000 exames e procedimentos. São 116 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCO), UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual.
Thiago Paulino - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.';document.getElementById('cloakd0b543d106b9181e41ea282fb31b4c63').innerHTML += ''+addy_textd0b543d106b9181e41ea282fb31b4c63+'';