Nesta sexta-feira (24), equipes do Departamento de Vigilância à Saúde farão vistorias casa a casa a fim de eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença e orientar moradores sobre medidas preventivas
Santo André, 22 de março de 2017 – Nesta sexta-feira (24), das 9h às 14h, as equipes do Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André realizarão mutirão de combate à Dengue na Vila Palmares. Serão realizadas vistorias casa a casa nos imóveis da região e nas áreas abertas do perímetro a fim de eliminar criadouros e orientar os moradores sobre ações preventivas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor inclusive, do Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. As equipes se reunirão na Praça Áurea e então se dividirão para atender o total de 15 quarteirões.
Para a vistoria no interior das residências as equipes solicitaram autorização e acompanhamento do morador. Entre as orientações que serão dadas estão as medidas de controle mecânico e uso de produtos alternativos – por exemplo, detergente, cloro, desinfetante –, a remoção de recipientes maiores e a vedação de caixas d’água e outros depósitos não ligados à rede. Na ocasião, haverá também um carro de som fazendo a divulgação de medidas preventivas para os moradores.
A ação faz parte da Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Aedes aegypti. No início desta semana, as equipes montaram duas tendas no Calçadão da Oliveira Lima, onde apresentaram a exposição do ciclo evolutivo do vetor (ovo, larva, pupa e mosquito alado), exposição de larvas vivas, banners e uma maquete com o modelo de casas com práticas erradas e práticas corretas.
Somente neste ano já foram notificados 173 casos de Dengue, três casos de Zika Vírus, cinco casos de Chikungunya e sete de Febre Amarela pelo município de Santo André. Ainda que a maioria esteja em investigação, sendo por enquanto apenas suspeitas, há casos confirmados que foram contraídos em outros municípios, por isso é importante multiplicar a informação sobre prevenção para familiares e conhecidos. Além disso, é possível registrar reclamação sobre possíveis focos de criação do mosquito no telefone 0800 019 1944.
O Departamento de Vigilância à Saúde orienta quais são os principais tipos de criadouros e o que observar:
- Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;
- Folhas ou outro tipo de sujeira que possam gerar acúmulo de água nas calhas;
- Pneus devem ser guardados em locais cobertos;
- Garrafas sempre com a boca virada para baixo;
- Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água;
- Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
- Remover pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;
- Guardar baldes com a boca virada para baixo;
- Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos;
- Manter limpas as piscinas;
- Guardar ou jogar no lixo os objetos que possam acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos etc.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André
Bianca Fontes – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.